STDS realiza 1º Reunião do Fórum Regional de Empresas do Ceará

9 de maio de 2011 - 12:37

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza hoje, dia 9, a partir das 8h30, no Auditório da STDS, a 1º Reunião do Fórum Regional de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará. O objetivo da reunião é discutir ações para o desenvolvimento dessa empresas, focando nas políticas públicas e promovendo a integração entre os órgãos que atuam no segmento, como forma de ampliar a formalização.

 

No Ceará, segundo dados do IBGE, existem 138.375 empreendimentos de micro e pequeno porte formais e 397.316 negócios informais, totalizando 535.691 empresas. Em termos percentuais, os empreendimentos formais representam 26%, enquanto os informais respondem por 74% dos empreendimentos totais, o que significa que, para cada empresa formal, existem quase três informais.

No Brasil, as micro e pequenas empresas ocupam papel de destaque no cenário econômico. De acordo com estudos realizados pelo Sebrae, representam 99% das empresas formais, respondem por 67% da força de trabalho do setor formal urbano, por 26% da massa salarial e por 20% do produto interno bruto nacional.

Atribuições

 

Entre as atribuições do fórum, instituído em dezembro de 2010, estão o acompanhamento e implementação de políticas governamentais de apoio ao fomento das microempresas. Além disso, o fórum é estruturado em comitês temáticos para facilitar ações e elaborar propostas dentro das áreas de: desoneração e desburocratização; comércio exterior; tecnologia e inovação; investimento e financiamento; informação e capacitação; e compras governamentais.

Compõem o fórum, além da STDS, as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Educação (Secitece); de Planejamento e Gestão (Seplag); da Fazenda (Sefaz); e das Cidades; Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece); Junta Comercial (Jucec); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Conselho Regional de Contabilidade (CRC); Federações das Associações das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro); Cearense das Micro e Pequenas Empresas (Fecempe); das Indústrias do Ceará (Fiec); de Agricultura do Ceará (Faec); das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL); do Comércio do Ceará (Fecomércio); Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece); Frente Parlamentar da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte; Bancos do Brasil; do Nordeste (BNB); Caixa Econômica Federal; e Comissão de Comércio Exterior (CCE).

 

Serviço:

 

Data: 9 de maio (segunda-feira)
Horário: 8h30
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

 

09.05.2011

Assessoria de Imprensa da STDS

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 2099)