Com policlínica, população do Maciço de Baturité realiza exames na própria região

10 de maio de 2011 - 13:37

Os municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti formam o consórcio público de saúde da microrregião de saúde de Baturité, responsável pela gestão da Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. José Marcelo de Holanda, também em Baturité. Todas as 21 microrregiões de saúde do Estado já criaram seus consórcios intermunicipais e os 10 já implantados administram os CEOs de Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú, Sobral, Camocim, Ubajara, Russas e as policlínicas regionais de Tauá, Baturité e Camocim, todas essas unidades em funcionamento. Em Sobral, a administração do CEO tem participação da Universidade Federal do Ceará (UFC) como ente consorciado. Até julho, os 11 consórcios restantes estarão implantados, com a inauguração de cinco CEOs e 11 policlínicas já agendadas pelo governador Cid Gomes para os dois próximos meses, maio e junho.

 

Policlínica de Baturité – Serviços ofertados em maio de 2011

 

A população de oito municípios do Maciço de Baturité não está mais se deslocando para Fortaleza para realizar consultas médicas em otorrinolaringologia e oftalmologia e exames de endoscopia digestiva, especialidades que apresentavam maior carência de oferta de serviços na região. Esses serviços agora são garantidos na Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos, construída pelo governo do Estado. A nova unidade oferece neste mês de maio 2.895 atendimentos. Desse total, 792 consultas médicas em quatro especialidades, 1.246 exames de imagens em cinco especialidades, 324 consultas de psicologia, 300 procedimentos de fisioterapia e 233 de terapia ocupacional.

 

Em abril, os municípios da 4ª microrregião de saúde, que somam 133 mil habitantes, demandaram um número ainda reduzido de atendimentos em relação à oferta de serviços. Foram 178 consultas médicas especializadas, 173 exames de imagem e 10 atendimentos em especialidades não médicas, totalizando 361 atendimentos realizados, para uma oferta de 2.125 atendimentos. O encaminhamento de pacientes para a policlínica é feito pelas secretarias municipais de saúde, a partir da solicitação de consultas e exames feitas pelos médicos da atenção básica de saúde. No agendamento, o paciente escolhe data e horário para a consulta ou exame, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, de acordo com a disponibilidade de vagas.

 

A distribuição de vagas para atendimento é proporcional à população de cada município. Toda a regulação é feita por computador pelo Sisreg III, sistema on-line criado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

 

Com o pleno funcionamento, a Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos tem capacidade para realizar até 7.964 mil consultas médicas e exames de imagem por mês. O Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará prevê para as policlínicas tipo 1 a oferta de consultas médicas especializadas em oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria. Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico são radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.

Policlínica de Baturité – Serviços ofertados em maio de 2011

Serviço

Especialidade

Quantidade

Consultas médicas especializadas

Clínica médica

200

Mastologia

180

Otorrinolaringologia

172

Oftalmologia

240

Exames de imagem

Laringoscopia

10

Ultrassom

340

Mamografia

370

Endoscopia digestiva

188

Audiometria

338

Apoio técnico

Consultas de psicologia

324

Procedimentos de fisioterapia

300

 

10.05.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)