BNTM 2011 : Ceará participa da maior feira de turismo do Nordeste

11 de maio de 2011 - 20:03

Entre os dias 11 a 15 de maio, o Ceará participa de uma das maiores vitrines do turismo para os estados nordestinos. É a 20º BNTM – Brazil National Tourism Mart, que acontecerá no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte (RN). Com dois estandes exclusivos, um institucional e outro comercial, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) irá mostrar o que existe de melhor no Ceará, divulgando a cultura, gastronomia, hotelaria, roteiros turísticos e, principalmente, a simpatia do povo cearense.

 

Os espaços totalizam 30 metros quadrados, onde a Setur apresenta um Ceará consolidado na rota de turismo de alto padrão, destacando-se nos segmentos de sol e praia, esporte, turismo de negócios, ecoturismo, turismo de aventura e compras.

 

Na área institucional, de 25 metros quadrados, será exibido o potencial turístico do Ceará relacionado às belezas naturais das praias, serras e sertões. Já na área comercial, a Setur disponibilizará em um espaço de 5 metros quadrados, um estande exclusivo onde será comercializado o destino Ceará e onde haverá informações sobre o Corredor Turístico do Ceará, a ser lançado em breve.

 

Além da cultura, da gastronomia e dos tradicionais destinos dos litorais Leste e Oeste, a Setur irá trabalhar o potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura, além do segmento religioso. Assim, entram como atrativos o Cariri, com suas manifestações culturais e religiosas; os maciços de Baturité e Ibiapaba e o Sertão Central. E para melhor apresentar o Estado à mídia e ao público em geral, estão previstos encontros diversos entre operadores, jornalistas e participantes da feira.

 

Na bolsa, voltada para o mercado externo, são aguardados cerca de 500 operadores internacionais e 600 fornecedores do mercado nacional. Também são aguardados mais 650 fornecedores do setor. Em 2010, na BNTM realizada em Pernambuco, o volume de negócios foi de US$ 243 milhões, e a expectativa para este ano é que o valor salte para US$ 260 milhões em negócios fechados, o que representa um aumento de 7%.

 

Os visitantes da BNTM 2011 têm perfil de compradores potenciais e desembarcam na capital pernambucana vindos de quase 30 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia,  Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Israel, Itália, Noruega, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça, Uruguai, Venezuela e Estados Unidos.

 

Corredor Turístico Regional do Ceará

Municípios de Abrangência: Caucaia, Aquiraz,Beberibe e Aracati

Foi concebido, visando dar uma maior visibilidade internacional de forma competitiva e dotar a região metropolitana de Fortaleza, nos municípios de Aquiraz, Beberibe, Aracati e Caucaia, com seus diversos equipamentos turísticos e expressivas obras viárias em execução, o Corredor Turístico Regional do Ceará, com as facilidades técnicas de deslocamento e logística para a região.

 

As obras em execução, como a duplicação das rodovias CE 040 e Rodovia Estruturante até Paracuru, Aeroporto Regional de Aracati, servirão de apoio logístico para os investimentos e equipamentos já construídos no litoral Oeste, como o Vila Galé Resort de Cumbuco, Kariri Beach, Hotel Golfinho, e no litoral Leste, como Dom Pedro Laguna Aquiraz Riviera, Golf Club House, Beach Park & Resorts e Acquaville e Laguna Blue.

 

O Corredor Turístico Regional servirá de apoio ao receptivo turístico de Fortaleza como cidade sede dos Jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 que será promovido efetivamente nos núcleos emissores internacionais em formato ideal para fazer parte do receptivo aos eventos corporativos que antecedem a Copa do Mundo de 2014.

 

Face os potenciais do Corredor Turístico na região metropolitana de Fortaleza com suas diversas possibilidades de comercialização, seja para as equipes de esportes, seja para espectadores ou turistas, justifica-se de imediato o início das atividades de promoção, no sentido de assegurar à indústria turística local, o maior número de reservas antecipadas, garantindo assim maiores perspectivas e medidas nos investimentos que deverão ser realizados

 

O Corredor Turístico Regional foi promovido na feiras profissionais de turismo do primeiro trimestre de 2011 e em diversos países emissores, resultando na realização de famtour com operadores turísticos internacionais e jornalistas, após a BNTM 2011. A ação visitará, in loco, os municípios e equipamentos cearenses entre os dias 14 e 17 de maio.

11.05.2011

 

Assessora de Comunicação da Secretaria do Turismo
Carmen Inês (carmenines@setur.ce.gov.br / 85 3101.4661)