Semana de Enfermagem do Hospital César Cals começa nesta quinta-feira (12)

11 de maio de 2011 - 13:34

Durante os dias 12, 18 e 20 de maio, o Hospital Geral César Cals realiza a Semana de Enfermagem, no no auditório do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), na Avenida do Imperador, 498, Centro. O evento é uma ação da 72ª Semana Nacional de Enfermagem. O tema a ser abordado no HGCC é o Cuidado de enfermagem, ética e inovação, ou seja, a valorização do profissional de enfermagem na sociedade e os avanços na enfermagem do HGCC, em seus 83 anos de história. Com uma programação diversificada, o Centro de Enfermagem do HGCC, busca congregar os profissionais, destacando as práticas inerentes à profissão e sua fundamentação científica.

De acordo com Thaís Gomes Falcão, enfermeira de educação continuada, esse ano, os avanços nas práticas do cuidado nortearam os trabalhos os dias o evento. Como exemplo principal a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), uma resolução do Conselho Federal de Enfermagem, que estabelece a conduta dos profissionais da área no cuidado sistemático do paciente, evidenciando um planejamento do atendimento. “É o cuidado de enfermagem oferecido ao paciente, de maneira planejada, desde o momento da admissão até a alta”, explica ela.

Atualmente, todo paciente admitido no HGCC passa por uma coleta de dados e exame físico. Dessa forma, baseado nos problemas identificados (diagnóstico de enfermagem), é realizado um planejamento sistematizado das intervenções que serão aplicadas, observando a peculiaridade de cada caso. Para o paciente, essa prática sistematizada minimiza os erros que possam vir a acontecer, garantindo a continuidade da assistência de enfermagem e otimiza o tratamento, permitindo que o paciente se recupere mais rápido e de forma satisfatória, permanecendo menos tempo internado.

Durante os três dias, palestras e seminários, como o Contexto Atual da Enfermagem e a Ética e produção/avaliação das inovações tecnológicas em saúde, vão pautar as discussões. Além dos encontros, haverá stands com a presença de alunos da Universidade Estadual do Ceará, que realizarão práticas de enfermagem, verificação de pressão arterial e glicemia capilar e calculo de IMC.

11.05.2011

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge (3101 5422 ou 5357 / 9955 3752)