Estado entrega 183 computadores para vigilância sanitária dos municípios

12 de maio de 2011 - 18:32

Com o objetivo de fortalecer o processo de descentralização das ações de vigilância sanitária, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) entrega, nesta sexta-feira (13), computadores a 183 municípios. Os equipamentos serão destinados ao uso das equipes de vigilâncias municipais para alimentar os sistemas de informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação é fruto da perceria com Ministério da Saúde, em que foram investidos aproximadamente R$ 391 mil. A solenidade de entrega acontece às 8h30min, na Sesa, oportunidade que os prefeitos firmarão convênio, através da assinatura do termo de doação.

 

Com a entrega dos computadores, a Secretaria garante avanços na descentralização das ações de vigilância sanitária para os municípios. As vigilâncias sanitárias municipais ganham melhor estrutura para alimentar o Sistema Nacional de Informações em Vigilância Sanitária (SINAVISA), que cadastra todos os estabelecimentos sujeitos a ações de vigilância sanitária, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), e o Sistema Nacional de Notificação para Vigilância Sanitária (NOTIVISA), que recebe notificações de eventos adversos decorrente do uso de produtos sob vigilância sanitária.

 

Os municípios já são responsáveis pela vigilância sanitária de farmácias e clínicas médicas e odontológicas. “Com os novos equipamentos, os municípios poderão realizar melhor as ações de vigilância sanitárias, que é o mais importante, mas também registrar essas ações, com a alimentação dos sistemas da Anvisa”, avalia o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca. “Como estamos descentralizando algumas ações de vigilância sanitária, resolvemos descentralizar também a tecnologia”, completa.

 

12.05.2011

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 3101.5220)