Cid Gomes inaugura escola profissionalizante em Eusébio

17 de maio de 2011 - 14:04

O governador Cid Gomes inaugurou, nesta segunda-feira (16), no município de Eusébio, a Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz. A nova unidade educacional terá capacidade para atender 540 alunos em tempo integral, propiciando além do ensino médio, capacitação profissional nas áreas de Eletrotécnica, Mecânica, Logística e Química. Para a construção do equipamento foram investidos cerca de R$ 8,3 milhões, com recursos dos Governos Federal e Estadual.

 

Durante a inauguração o governador Cid Gomes se referiu à implantação das escolas profissionalizantes como sendo importantes para a geraração de mão-de-obra técnica especializada para o Ceará. “O Ceará tem crescido e atraído grandes empreendimentos. É preciso preparar profissionais de nível técnico que possam ajudar a impulsionar esse crescimento”, disse. Já a titular da Educação, Izolda Cela destacou a importância da infraestrutura adequada para o bom aprendizado dos alunos. “É uma alegria saber que os jovens receberão educação de qualidade num ambiente saudável e confortável. Ensinar e aprender num ambiente desses é um privilégio”, disse.

 

De acordo com o estudante Leandro Pereira, de 18 anos, a vinda de uma escola desse porte para o município resultará em melhores condições para os jovens. “Os alunos que não tinham condições de se profissionalizar agora tem oportunidade e facilidade de entrar no mercado de trabalho”, ressaltou. Para o prefeito Acilon Gonçalves, a inauguração da escola é um marco para o município no setor da educação. Acilon ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento do povo. “A educação é fator crucial no processo de transformação de uma população”, disse.

 

A estrutura da escola de Eusébio conta com 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Todos os setores foram construídos numa área de 4,5 mil metros quadrados.A escola também conta com laboratórios de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A construção teve à frente o Departamento de Arquitetura e Engenharia(DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

 

A 1 ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Maracanaú, tem escolas profissionalizantes em Caucaia, Itaitinga, Maranguape e Pacatuba. Com a inauguração da unidade do Eusébio, a Crede 1 tem agora sete escolas profissionalizantes

 

A inauguração foi prestigiada também pelo presidente da Assembléia Legislativa, Roberto Cláudio; o secretário Chefe do Gabinete do Governador, Ivo Gomes; o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele; e do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira.

 

 

17.05.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3466.4898)