Copa 2014: Cidades-sede se reúnem para padronização de gramados

19 de maio de 2011 - 15:42

O governador Cid Gomes participou nesta quinta-feira (19) da abertura do seminário realizado pela FIFA, em Fortaleza, sobre preparação de gramados. Alem de Cid, abriram o evento, oficialmente, o diretor do escritório da FIFA no Brasil,  Fúlvio Danillas; o  executivo de Competições e Operações (Comitê Organizador Local) Ricardo Trade; o gerente geral de relacionamento com as sedes; o secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, e o secretario de projetos especiais da Prefeitura de Fortaleza, Geraldo Aciolly.

 

Durante a solenidade, Cid lembrou que no Ceará o turismo é responsável por 11% da economia e que há um desejo ainda maior por parte do poder público de cada vez mais atrair mais brasileiros e estrangeiros e dessa forma incrementar o setor no Estado.  O Governador destacou ainda a iniciativa da Fifa em planejar as atividades, através da preocupação em se antecipar a possíveis problemas que podem surgir e o estímulo à troca de experiências entre as cidades-sede.

 

Para Cid Gomes, além dos investimentos feitos em arenas e em mobilidade urbana, que o Governo Federal já se dispôs a equacionar, duas áreas devem ser prioritárias: a saúde e a segurança pública. O Governador, na ocasião, reafirmou o compromisso de construir um hospital de emergência na Região Metropolitana de Fortaleza para desafogar as unidades existentes e a modernizar e dotar o sistema de inteligência da polícia do Estado de aparatos mais modernos.

 

O Governador  destacou também que as áreas que estão sob a responsabilidade do Governo Estadual, estão sendo executadas dentro do cronograma. “As obras de modernização do estádio Castelão já podem ser conferidas, o anel inferior já foi completamente demolido e nós estamos trabalhando com o prazo para a Copa das Confederações. Também já estamos concluindo o projeto executivo do ramal Parangaba -, integrante do Metrô de Fortaleza. Serão veículos leves sobre trilhos e 13 estações de superfície. Será construída uma linha paralela a linha existente para possibilitar mais dinamismo ao transporte.

 

Ele citou também que as obras de responsabilidade do Governo Federal estão sendo acompanhadas: o terminal de passageiros do Porto do Mucuripe, onde serão investidos R$ 160 milhões e ampliação do aeroporto internacional, que terá capacidade de movimentação de passageiros ampliada de 3,5 milhões para 8,5 milhões.

 

De acordo com o diretor, Ricardo Trade, o Seminário de Gramados é um dos mais importantes para a FIFA, primeiro porque é a oportunidade de oferecer condições iguais de gramado em todas as sedes e segundo porque é o gramado que aparece durante os 90 minutos de jogo. “Uma de nossas preocupações além de deixar o legado para o futebol brasileiro é também mostrar ao mundo que nós não somos bons apenas em futebol”, afirma.

 

Trade acrescentou que já foi realizado seminário de Marketing e Comunicação e que em setembro será realizado o seminário de estádios. Também segundo o diretor serão feitos debates sobre os setores de transporte, saúde e segurança. “Nós nos comprometemos a sediar o maior evento esportivo do mundo e vamos fazê-lo com excelência”, disse. E agradeceu ao Governo do Estado a boa receptividade para a realização do seminário, ao qual o Governador emendou: “Desfrutem do Ceará e de Fortaleza. Desfrutem da nossa hospitalidade, de nossas praias, do nosso artesanato, da nossa culinária”, convidou.

 

Na ocasião, o secretário Ferruccio Feitosa adiantou que a implosão da área central do Castelão está marcada para o próximo dia 12 de junho e será feita por uma empresa com experiência em implosões e a única no Brasil com certificação ISO. O secretário de Projetos Especiais da Prefeitura de Fortaleza, Geraldo Aciolly, tranqüilizou sobre o andamento das obras do Município, justificando que todas elas precisam de projetos bem definidos, licenciamentos, audiências públicas e isso está acontecendo dentro do prazo.

 

O Seminário de Gramados acontece até esta sexta-feira (20) em Fortaleza.

 

19.05.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil