Programação da Semana Nacional do Meio Ambiente é divulgada

19 de maio de 2011 - 17:41

Em reunião da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Ceará (Ciea), realizada nesta quinta-feira (19), na sede do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), foi divulgada a programação oficial da Semana Nacional do Meio Ambiente, que ocorrerá de 1º a 5 de junho em todo o Estado.

 

A abertura do evento será realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, às 9 horas do dia 1º de junho (quarta-feira), por ocasião da Pré-Conferência Regional do Meio Ambiente: A Caatinga e a Rio + 20. No mesmo dia, às 14h30min, ainda no legislativo cearense, haverá solenidade de entrega da Medalha Chico Mendes e da Certificação Praia Limpa aos municípios de Paraipaba, Beberibe, Itarema e Caucaia.

 

Na manhã do segundo dia, a coordenadora de Extensão e Educação Ambiental da Semace, Virgínia Carvalho, ministrará palestra sobre consumo consciente no Tribunal de Contas do Estado (TCE). No período da tarde, na Superintendência, o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, e o superintendente da Semace, Ricardo Araújo, vão instalar a Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a Copa do Mundo de 2014.

 

Já no dia 3 de junho, a partir das 8 horas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fortaleza (Semam) apresentará um seminário que debaterá soluções participativas para o desenvolvimento sustentável, no Centro Cultural Dragão do Mar. Como parte da programação da Semana no Interior, o município de Jijoca de Jericoacoara promoverá, às 14 horas, oficina de reaproveitamento de alimentos.

 

A Praça do Ferreira, por sua vez, será palco da blitz educativa “Cidadania Ambiental”, realizada pela Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), durante toda a manhã de sábado (04.06), em parceria com Conpam, Secretaria de Saúde e outras instituições que compõem a Ciea.

 

Por fim, no último dia de comemorações, haverá distribuição de mudas e apresentação teatral com a temática de educação ambiental no Parque do Cocó, das 8 horas às 12 horas, além de ações da Secretaria de Saúde, no tocante à orientação da população no combate à dengue. O município de Caucaia, também realizará durante todo o dia a limpeza das praias do Icaraí, Tabuba e Cumbuco.

 

Para a coordenadora de Educação Ambiental do Conpam, Maria José Holanda, a Semana foi pensada em conjunto com os membros da Ciea com o objetivo de integrar as ações das instituições parceiras em prol do meio ambiente do Estado na realização do evento.

 

19.05.2011

Assessoria de Imprensa do Conpam

Pedro Gomes de Matos Neto (pedrogomesdematosneto@gmail.com / 85 3101.1233)