Bancos Comunitários se expandem para mais 10 municípios

23 de Maio de 2011

Consagrado no Conjunto Palmeiras, região Sul de Fortaleza, o Banco Palmas expande, por meio do Governo do Estado e através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a experiência de crédito comunitário para mais 10 municípios do Ceará. A ação faz parte do projeto Bancos Comunitários do Ceará, desenvolvido pela STDS que oferece aporte financeiro, só nesta fase de expansão, de R$ 1,07 milhão. Ao todo, já foram investidos no projeto R$ 1,8 milhão, entre 2007 e 2010.

 

 

A solenidade de assinatura do termo de compromisso para criação de novos bancos acontece nesta terça-feira (24), às 15 horas, no Auditório da STDS. As novas unidades serão inauguradas nos municípios de Acaraú, Acarape, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Itaitinga, Itatira, Mauriti, Pacatuba e Quixadá. A implantação de novos bancos é de grande importância para a inclusão socioprodutiva e financeira de mais de 100 mil empreendedores em todo o Ceará.

 

 

Vantagens

 

 

Com a implantação dos novos bancos comunitários, a população terá acesso facilitado a crédito para produção e consumo local, sistema de moeda social circulante local, pagamentos, recebimentos e outros serviços financeiros que contribuem para a reorganização das economias locais. Essas vantagens geram novas oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.

 

O projeto tem como referência as práticas de finanças solidárias desenvolvidas pelo Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. A experiência já foi disseminada em vários estados do País, por meio da Rede Brasileira de Bancos Comunitários que conta, atualmente, com 52 bancos.

 

Data: 24 de maio (terça-feira)

 

Horário: 15 horas

 

Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

 

23.05.2011

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing

Carlos Eugênio (3101.2089/2099 imprensa@stds.ce.gov.br)