Metrô de Fortaleza faz limpeza de pontos de lixo na linha férrea

23 de maio de 2011 - 17:19

De olho no combate a possíveis focos de dengue e de outras doenças, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) está fazendo a limpeza de pontos de lixo às margens da linha férrea que liga Fortaleza a Caucaia. O trabalho conta com a parceria das Regionais III, V e Prefeitura de Caucaia. A limpeza será iniciada nesta terça-feira (24) na linha férrea às margens do Conjunto São Miguel e seguirá até sexta-feira (27) pelo Parque Albano, Conjunto Ceará e Jurema.

 

 

A retirada de pontos de lixo é feita pelo Metrofor dentro da sua faixa de domínio. O lixo recolhido por máquinas está sendo colocado em caçambas fornecidas pelas regionais e Prefeitura de Caucaia e encaminhado ao aterro sanitário. A operação deve cobrir cerca de cinco quilômetros às margens da Linha Oeste. Trabalho semelhante já foi realizado em cerca de dois quilômetros, da passagem de nível da rua Jacinto de Matos, no bairro Jacareacanga, até a Curva da Carbomil, que fica sob o viaduto da BR-222.

 

 

O gerente de Sistemas Fixos e Via Permanente, Paulo Cunha, explica que apesar do esforço do Metrô, o problema do acúmulo de lixo na linha férrea só será solucionado com a participação da população. “As pessoas devem colaborar não voltando a colocar lixo na linha férrea”, diz. O despejo de lixo em espaços públicos é passível de multa. A meta, segundo Cunha, é retirar pontos de lixo ao longo de 10 quilômetros de linha férrea.

 

 

A Companhia tem investido em conscientização mantendo o Projeto Metrô e Cidadania, que leva palestras educativas para escolas, centros comunitários, igrejas e outras entidades instaladas próximo da linha férrea. A ideia é sensibilizar a população a cuidar da estrutura ferroviária, evitando atos de vandalismo contra os trens, nas estações e ao longo da via férrea; e ainda o despejo de lixo nos trilhos, a criação de animais domésticos na faixa de domínio e a abertura de passagens de pedestres improvisadas.

 

 

23.05.2011

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183 ou 8724.2147)