Governo investe R$ 320 mil na capacitação das Indústrias Cearenses em 2011

25 de Maio de 2011

Nesta quinta-feira (26), no auditório da Fiec, às 8 horas, vai acontecer a maior reunião de industriais do Ceará que visam a melhoria de suas empresas e obtenção de maior lucratividade. É que o Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX (parceria com APEX Brasil, NUTEC e Governo do Estado) acaba de entrar no seu terceiro ano oferecendo mais vagas para industriais empreendedores. Será um dia de aprendizado e troca de ideias, com apresentação de casos de sucesso e os resultados do projeto no ano passado.

 

Para os empresários que adorariam exportar mas  acham que isso é impossível, essa reunião é um bom lugar para começar. Através de um grupo de 10 técnicos extensionistas, um coordenador, uma monitora e três pessoas no grupo de apoio, o PEIEX do Ceará é o maior núcleo operacional dos 27 no Brasil e oferece gratuitamente o serviço de apoio ao empreendedor para averiguar os pontos fortes e fracos das indústrias. “Nós não fazemos consultoria, fazemos extensão. A equipe visita a empresa, faz uma avaliação, elabora um diagnóstico e orienta quais ações o industrial pode implementar a fim de melhorar a competitividade e, posteriormente, preparar-se para o comércio exterior” diz Goretti Braga, monitora do PEIEX.

 

Através dos diagnósticos e planos de ação apoiados pelo PEIEX, diversas indústrias cearenses puderam aumentar seu faturamento até 20%. “Às vezes, porque não calculou todos os custos de fabricação, a indústria está faturando pouco e não sabe.”- completa Goretti Braga. Além do aumento da produtividade, o PEIEX, através da promoção da cultura de exportação, auxiliou 16 empresas cearenses iniciarem vendas no mercado externo e pretende preparar outras 30 ainda este ano.

 

O Projeto Extensão Industrial Exportadora- PEIEX começou no Ceará em abril de 2009, atendendo 224 indústrias até março de 2010, com recursos da ordem de 450 mil reais provenientes da APEX Brasil e Fundação Núcleo de Tecnologia do Ceará – NUTEC. A Secretaria de Ciência ,Tecnologia e Educação Superior- SECITECE reconheceu a importância do projeto logo em seu primeiro ano e o elegeu como estratégico. Assim, o Governo do Estado do Ceará investiu mais 300 mil reais, em abril de 2010, ajudando a elevar os atendimentos para 320 até março de 2011. Neste terceiro ano do projeto, o Governo do Estado, APEX Brasil e NUTEC aumentaram os investimentos, garantindo um total de 790 mil reais para a capacitação das indústrias cearenses.

 

Para se inscrever no PEIEX basta ser uma empresa qualificada como indústria, sediada em Fortaleza ou na região metropolitana e comparecer à reunião no auditório da FIEC no dia 26 de maio para preencher um formulário.

 

EVENTO: FASE III DO PEIEX

LOCAL: AUDITÓRIO DA FIEC -AV Barão de Studart 1980

DATA/ HORA: Quinta-feira (26) às 8 horas

 

25.05.2011

Assessoria de Imprensa do Nutec

Arinne Oliveira (imprensa.nutec@gmail.com / 85 3101.6925 – 8682.8815)