Diálogos Federativos discutem PPAs Federal, Estaduais e Municipais

27 de maio de 2011 - 18:15

Com a presença do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, secretários estaduais de Planejamento e prefeitos das capitais do Nordeste, será realizada nesta segunda-feira (30), na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), a reunião da Região Nordeste de discussão do Plano Plurianual (PPA) Federal para o período de 2012-2015. Denominado de “Diálogos Federativos”, o encontro promoverá a discussão entre o Governo Federal e os Governos Estaduais e Municipais sobre o PPA Federal, com objetivo de construir uma plataforma para integração gradual entre o PPA do Governo Federal e os PPAs estaduais e municipais mediante um processo institucionalizado de articulação governamental.  Pretende-se também trazer à discussão a necessidade do fortalecimento da cooperação federativa para o desenvolvimento do país, a partir de um balanço dos últimos anos e discussão sobre possíveis formas de integração, tendo como objeto os Planos Plurianuais dos três níveis de Governo.

 

O encontro é promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Subchefia de Articulação Federativa, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento – Conseplan, com organização da Seplag.  A reunião da Região Nordeste é a primeira da série de cinco encontros nacionais, a serem realizados em cada uma das macrorregiões do país.  

 

O encontro será realizado no auditório da Seplag, das 8 às 17 horas, com abertura pelo Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Participarão também a Secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Lúcia Falcón, o Subchefe de Articulação Federativa,  Olavo Noleto, o Presidente do Conseplan, Zezéu Ribeiro, o governador em exercício, Domingos Filho e o Secretário de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo.

 

A secretária Lúcia Falcón fará a apresentação do PPA 2012-2015, com a dimensão estratégica e os programas organizados por macrodesafios. Em seguida, Pedro Bertone, secretário adjunto da SPI, falará dos aspectos críticos e impactos estratégicos na região, e Guilherme Rebouças, diretor de Planejamento da Sudene, apresentará a estratégia do Plano de Desenvolvimento do Nordeste elaborado pela Sudene. À tarde, haverá debate sobre os temas apresentados com foco nos aspectos críticos e nos impactos estratégicos da região e nos pontos de relação inter-regional e intra-regional.

 

Na próxima quarta-feira (1º), o Governo do Estado inicia a construção do PPA Participativo 2012 – 2015, com a realização da primeira da série de 18 oficinas regionais, programada para a Faculdade Vale do Salgado, em Icó, com a presença de representantes dos municípios de Umari, Baixio, Granjeiro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Icó, Cedro e Várzea Alegre. Os encontros regionais, coordenados pela Vice-Governadoria e Seplag, irão até o dia 22 de julho.

 

27.05.2011

Assessoria de Imprensa da Seplag
Luiz Pedro Neto – (3101.4508)