Semace multa sete veículos em blitze de combate à fumaça negra

27 de maio de 2011 - 17:56

Nesta semana, 132 veículos foram vistoriados e sete multados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em mais uma operação do Programa de Combate à Fumaça Negra, do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da autarquia. As blitze ocorreram na quinta-feira (26) e sexta-feira (27). A ação contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

 

O Programa tem como objetivo efetuar o controle da emissão de fumaça negra pelos veículos automotores do ciclo diesel que circulam na frota metropolitana e todo o Estado do Ceará, através de blitze semanais nos principais corredores de tráfego. As fiscalizações são feitas em transportes alternativos (Topics), caminhões, ônibus intermunicipais e veículos particulares.

 

Nos dois dias de blitze, as fiscalizações ocorreram nas Av. Paranjana, bairro Serrinha, com 70 veículos vistoriados e seis multados, e Rua Dona Leopoldina, bairro Centro, com 62 veículos vistoriados e um multado. Os automóveis autuados apresentaram índices de fumaça negra acima de 40%, valor máximo permitido pela Escala de Ringelmann.

 

Os autuados receberam multa no valor de R$ 1.174,00. De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os  proprietários que apresentarem seus veículos à autarquia no prazo de 15 dias devidamente regulados para uma segunda medição do índice de fumaça, terão a multa reduzida em 50%.

As  fiscalizações são realizadas medindo-se a intensidade de cor da fumaça emitida pelo veículo através da Escala de Ringelmann Reduzida. Um painel branco medindo aproximadamente 0,80m x 0,80m é colocado por trás do cano de escape do veículo que é acelerado conforme orientação do técnico fiscal. A leitura é feita com a escala a uma distância de 30m da fonte de emissão.

 

Os veículos que apresentam densidade colorimétrica de 20 a 40% (Padrões nº 1 e 2) são liberados para o tráfego depois de receberem no pára-brisa o adesivo VISTORIADO. Aqueles que apresentam densidade colorimétrica maior ou igual a 60% (Padrão nº 3), recebem auto de infração.

Saiba como evitar a fumaça negra

– É importante manter o veículo regulado de acordo com as especificações do fabricante. Desta forma, além de reduzir a poluição, prolonga-se a vida do motor e economiza-se combustível.

– Evite vias congestionadas e procure sempre que possível caminhos alternativos. Um trânsito congestionado pode aumentar o consumo de combustível, bem como a emissão de poluentes.

– Sempre que possível, procure utilizar meios de transporte coletivo.

– Caso o veículo utiliza diesel, mantenha o sistema de injeção de combustível regulado, conforme especificação do fabricante.

– Evite acelerar seu veículo desnecessariamente, principalmente quando parado no tráfego. Acelerando, aumenta-se a emissão dos poluentes.

– Fique alerta para o período de troca do filtro de ar. Sujo, ele aumenta o consumo de combustível e o veículo polui mais.

27.05.2011

Assessoria de Imprensa da Semace
Ana Luzia Brito (85 3101.5554/ 85 8653.8337)