Projetos de valorização dos destinos turísticos serão discutidos

1 de junho de 2011 - 14:25

Com o objetivo de iniciar o processo de Planejamento de Projetos de Valorização de Destinos Turísticos no Ceará, serão realizadas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), consultas participativas referentes ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). As atividades serão iniciadas no município de Beberibe nesta quinta-feira (2), no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Em seguida, nos dias 3 e 7 de junho, respectivamente, os eventos  serão realizados  nos municípios de Caucaia, no auditório do Centro de Apoio ao Turismo (CAT), e em Aracati, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Todas as reuniões serão iniciadas, a partir das 9 horas, e terão a apresentação do Prodetur Nacional realizada pelo secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia.

A Consulta Participativa visa promover um debate em formato de audiência pública que resultará em ações para garantir o envolvimento de diversos segmentos distribuídos em todo destino turístico, de modo que todos os cidadãos participem no planejamento e possam intervir na realidade das localidades envolvidas na ação. Durante as reuniões, além da participação do secretário Bismarck Maia, haverá a apresentação do Projeto de Valorização dos Destinos Turísticos, seguida de debate com o público presente na audiência.

Diferente do processo tradicional de construir planos de ação e projetos de intervenção com base em diagnósticos realizados, exclusivamente, por técnicos e especialistas, a elaboração dos Projetos de Valorização de Destinos Turísticos permitirá a participação dos membros da sociedade local, como empresários e lideranças da região, permitindo diferentes olhares sobre uma mesma realidade, contribuindo para a conscientização e realização de ações especificas para o desenvolvimento do turismo nas localidades em questão.

 

A atividade resultará na aproximação entre os moradores do Destino e seus arredores, reunindo registros de memória das pessoas e grupos sociais, apontando elementos da cultura e da vivência nas localidades onde a consulta será realizada, permitindo, assim, que se construam, posteriormente, releituras coletivas das potencialidades de cada município.

 

01.06.2011

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês Matos Walraven / Mara Cibely (85 3101.4654 – 4661)