Artesanato feito por internos ganha estande permanente no Mercado dos Pinhões

2 de junho de 2011 - 17:06

A partir desta quinta-feira (2), o Napae – Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso, programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), estará com estande permanente para a comercialização de seus produtos no Mercado dos Pinhões. Os talentos manuais dos detentos são revelados graças ao programa, que capacita os internos na produção de peças e produtos. O principal objetivo é promover a ressocialização do preso e do egresso do Sistema Prisional com atividades educativas e inserção profissional, proporcionando o resgate dos vínculos familiares e comunitários. 

 

A Sejus, em parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Prefeitura de Fortaleza, estará disponibilizando um box no Mercado dos Pinhões para a venda de artesanato e peças produzidas por internos do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) e do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II).

 

A ideia dessa parceria surgiu após o Salão de Abril deste ano, que pela primeira vez teve atividades no IPPOO II, discutindo os espaços para a arte e produção artística dos internos. “A Secretaria de Cultura de Fortaleza tem a satisfação de disponibilizar um de seus equipamentos culturais, o Mercado dos Pinhões, para esse projeto de grande importância e contribuição à inclusão social”, afirma a secretária de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, Fátima Mesquita.

 

Para a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, a parceria é uma mostra de que as políticas públicas para a ressocialização dos internos passa, primeiramente, pela valorização social de sua produção profissional, gerando trabalho e renda. “Acreditamos que o sistema penitenciário não poderá ser apenas um meio punitivo, mas uma tentativa de reconstrução social das pessoas que cometeram erros do lado de fora. Com trabalho nas unidades, geramos renda aos familiares do lado externo e ocupamos o interno, valorizando seu potencial humano na tentativa de reconstruir”, afirma.

 

O público que frequenta o Mercado dos Pinhões, espaço revitalizado pela Prefeitura de Fortaleza e transformado em importante irradiador de atividades artísticas , poderá apreciar e comprar todo o material artístico produzido pelo Napae a partir das 18 horas desta quinta-feira. No estande poderão ser adquiridas peças como jogos de toalhas, conjuntos de cozinha, panos de prato, jogos de banheiro, capas para garrafão e almofadas, caminhos e toalhas de mesa, colchas de camas e tapetes. Tudo confeccionado pelos internos e internas utilizando técnicas como tenerife, macramê, patchwork, croché, ponto-cruz, pintura, vagonite e fuxico.

 

Os trabalhos do internos do sistema penal também podem ser encontrados de segunda a sexta, de 9 horas às 17 horas, na sede da Sejus (Rua Tenente Benévolo, 1055).

 

Serviço: 
Artesanato dos internos do sistema penal no Mercado dos Pinhões
A partir do dia 02 de junho – toda quinta-feira, sexta-feira e domingo
Endereço: Praça Visconde de Pelotas – entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli, Praia de Iracema.
Horário: A partir das 18 horas
Informações: 85 3101 2856

 

02.06.2011

Assessoria de Imprensa da Sejus

Bianca Felippsen (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)