Centec capacita 100 jovens para a Termelétrica MPX Pecém II

2 de junho de 2011 - 15:01

Serão iniciadas no dia 7 de junho as aulas do Programa de Capacitação Técnica MPX Pecém II, realizado pelo Instituto Centec no Centro Vocacional Técnico (CVTec) de São Gonçalo do Amarante. Nos cursos com duração de cinco meses – 400 horas de aula – serão capacitados 100 pessoas, sendo 25 no curso de construção civil; 25 no curso de mecânica industrial e 50 em duas turmas do curso de soldagem industrial.

 

As 100 vagas foram disputadas por 672 candidatos inscritos no processo de seleção. As provas na primeira etapa deixaram 200 concorrentes que participaram das entrevistas de experiência profissional, aptidão na área, motivação, comprometimento e disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas e práticas. Nesta seleção final foram selecionados 100 candidatos preparados, informa a coordenadora pedagógica do Programa, Fabíola Damasceno Lacerda, pedagoga do Centec.

 

Foi exigido o ensino fundamental II completo para o curso de construção civil que terá aulas pela manhã. Somente alunos com ensino médio concluído puderam se inscrever para os cursos de mecânica industrial, com aulas pela manhã e o curso de soldagem industrial, que também terá aulas pela manhã e uma turma à noite para atender aos profissionais que já estão no mercado de trabalho e buscam aperfeiçoamento.

 

As entrevistas foram acompanhadas por professores do curso, informa Walter Luís Gonçalves Nunes, coordenador administrativo do Programa, coordenador da Divisão de Apoio à Extensão Tecnológica (Daet) do Centec. As entrevistas possibilitaram uma triagem para garantir maior adequação do público aos cursos ofertados de modo a direcionar as pessoas para as formações que elas querem. Se a pessoa já trabalha com solda, terá oportunidade de receber aperfeiçoamento. Mas também foram selecionadas pessoas com interesse e aptidão para ter uma oportunidade de qualificação, observa Fabíola Damasceno.

 

As provas foram realizadas no dia 14 de maio no Colégio Domingos Brasileiro Cenec da Secretaria de Educação da prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na escola do Ensino Médio Integrado Adelino Cunha Alcântara e no CVTec. Para fazer as inscrições, algumas pessoas tiveram de criar e-mail pela primeira vez. Vieram candidatos da zona rural de São Gonçalo do Amarante, dos municípios no entorno e até de Fortaleza, observa Fabíola Damasceno.

 

A ação de responsabilidade social da MPX, que escolheu para o Instituto Centec para dar capacitação técnica à população de São Gonçalo do Amarante, visa garantir mão de obra qualificada na própria comunidade, com a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. O Programa destina cursos de construção civil aos jovens que têm o ensino fundamental. Para os que concluíram o ensino médio é ofertada capacitação nos cursos de mecânica industrial e soldagem industrial.

 

MATÉRIAS DO CURRÍCULO

 

Construção Civil – normas de higiene e segurança do trabalho, noções de matemática, artífice da construção civil, armador ferreiro, carpinteiro de formas, bombeiro hidráulico, eletricista predial, e construção civil, eletricista industrial, pintura predial e NR10 básico.

 

Mecânica Industrial – matemática aplicada, metrologia, saúde, segurança e meio ambiente, desenho técnico e mecânico, ajustagem mecânica, manutenção mecânica, materiais de construção mecânica, eletrotécnica, máquinas térmicas, comandos elétricos e automação industrial.

 

Soldagem Industrial – saúde, segurança e meio ambiente, eletrotécnica, metalurgia da soldagem, processo de soldagem a arco com eletrodo revestido, processos de soldagem oxiacetilênica, processo de oxicorte, processos de soldagem Mig/Mag e processo de soldagem Tig.

 

02.06.2011 

Assessoria de Imprensa do Centec

Flamínio Araripe (flaminio.a@gmail.com / 85 3066.7030)