Curso forma especialistas em gestão do trabalho e da educação para o SUS

2 de junho de 2011 - 20:08

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), inicia nesta sexta-feira (3), mais uma etapa da qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Com aula inaugural às 14 horas, no Auditório Paulo Petrola, na Reitoria da UECE (Av. Paranjana, 1700, Campus do Itaperi), tem início o Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.

 

O curso vai formar 30 especialistas. São trabalhadores da Sesa e das secretarias municipais de saúde que desenvolvem atividades na área de gestão do trabalho e da educação na saúde dos municípios com adesão ao Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e Educação no SUS – ProgeSUS. Há, também, participantes das mesas de negociação do SUS do município de Fortaleza e da mesa estadual e, ainda, conselheiros estaduais e municipais de saúde. O curso tem carga horária de 400 horas/aula e será concluído em janeiro de 2012.

 

Lançado em 2006, pelo Ministério da Saúde, em parceria com o conselhos nacionais de secretários estaduais e municipais de Saúde (Conass e Conasems), o ProgeSUS busca modernizar as estruturas de gestão do trabalho e da educação no Sistema Único de Saúde. Através de colaboração técnica e financeira, o programa promove melhorias nos processos de trabalho dos setores de recursos humanos dos estados, Distrito Federal e municípios.

 

No Ceará, participam do ProgeSUS os municípios de Horizonte, Ibiapina, Guaiúba, Caririaçu, Cascavel, Cruz, Morada Nova, Aratuba, Crato, Carnaubal, Deputado Irapuan Pinheiro, Guaramiranga, Juazeiro do Norte, Senador Pompeu, Umirim, Tamboril, Pentecoste, Milhã, Bela Cruz, Ocara, Jaguaretama, Redenção, Aracoiaba, Barbalha, Capistrano, Cariús, Eusébio, Mauriti, Pindoretama, Mulungu, Fortaleza, Iguatu, Caucaia, Crateús, Maranguape e Quixeramobim.

02.06.2011

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado
Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)