Valorização do destino turístico de Caucaia será discutido nesta sexta (3)

2 de junho de 2011

A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) realiza em Caucaia, nesta sexta-feira (3), Consulta Participativa para discussão e apresentação do projeto de valorização do destino turístico, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo -Prodetur Nacional. As atividades serão iniciadas às 9 horas, no Centro de Apoio ao Turista (CAT), no Cumbuco.

A Consulta Participativa visa promover um debate em formato de audiência pública que resultará em ações para garantir o envolvimento de diversos segmentos distribuídos em todo destino turístico, de modo que todos os cidadães participem no planejamento e possam intervir na realidade das localidades envolvidas na ação. Durante as reuniões, além da participação do secretário Bismarck Maia, haverá a apresentação do Projeto de Valorização dos Destinos Turísticos, que será realizada pela Cobrape– Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos, responsável pela criação das ações de valorização dos municípios. Após as apresentações será realizado um debate com o público presente na audiência.

Diferente do processo tradicional de construir planos de ação e projetos de intervenção com base em diagnósticos realizados exclusivamente por técnicos e especialistas, a elaboração dos Projetos de Valorização de Destinos Turísticos permitirá a participação dos membros da sociedade local, como empresários e lideranças da região, permitindo diferentes olhares sobre uma mesma realidade, contribuindo para a conscientização e realização de ações especificas para o desenvolvimento do turismo na localidade em questão.

A atividade resultará na aproximação entre os moradores do Destino e seus arredores, reunindo registros de memória das pessoas e grupos sociais, apontando elementos da cultura e da vivencia nas localidades onde a consulta será realizada, permitindo, assim, que se construam, posteriormente, releituras coletivas das potencialidades  do  município.

02.06.2011


Assessoria de Comunicação da Setur

Carmen Inês Matos Walraven (85) 3101.4654/4661