Valorização do destino turístico de Aracati será discutido em Consulta Participativa

6 de junho de 2011 - 13:38

A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) realiza em Aracati,  nesta terça-feira (07), Consulta Participativa para discussão e apresentação do projeto de valorização do destino turístico, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo -Prodetur Nacional. As atividades serão iniciadas às 9h, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), com a presença do secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia.

A Consulta Participativa visa promover um debate em formato de audiência pública que resultará em ações para garantir o envolvimento de diversos segmentos distribuídos em todo destino turístico, de modo que todos os cidadãos participem no planejamento e possam intervir na realidade das localidades envolvidas na ação. Durante as reuniões, além da participação do secretário Bismarck Maia, haverá a apresentação do Projeto de Valorização dos Destinos Turísticos, que será realizada pela COBRAPE – Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos, responsável pela criação das ações de valorização dos municípios. Após as apresentações será realizado um debate com o público presente na audiência.

Diferente do processo tradicional de construir planos de ação e projetos de intervenção com base em diagnósticos realizados exclusivamente por técnicos e especialistas, a elaboração dos Projetos de Valorização de Destinos Turísticos permitirá a participação dos membros da sociedade local, como empresários e lideranças da região, permitindo diferentes olhares sobre uma mesma realidade, contribuindo para a conscientização e realização de ações especificas para o desenvolvimento do turismo na localidade em questão.

A atividade resultará na aproximação entre os moradores do Destino e seus arredores, reunindo registros de memória das pessoas e grupos sociais, apontando elementos da cultura e da vivencia nas localidades onde a consulta será realizada, permitindo, assim, que se construam, posteriormente, releituras coletivas das potencialidades  do  município.

 

06.06.2011

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Ines Matos / Mara Cibely (ascom.setur@setur.ce.gov.br / 85 3101.4669 – 3101.4661)