Ceará vai sediar reunião sobre estrutura de saúde para a Copa do Mundo

8 de junho de 2011 - 13:35

O Ceará vai sediar a segunda reunião da Câmara Temática de Saúde da Copa do Mundo – FIFA 2014 que acontecerá nos dias 28 e 29 de julho. Essa decisão foi resultado da primeira reunião, que aconteceu na última terça-feira (7), em Brasília, com a participação do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, do coordenador de promoção e proteção à saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, e do coordenador das unidades de saúde, Regis Sá. O objetivo das reuniões é preparar as estruturas de saúde das cidades que irão sediar os jogos da Copa.

 

A Câmara Temática de Saúde da Copa do Mundo – FIFA 2014 foi instalada pelos ministérios do Esporte e da Saúde. Até o final deste mês, a Sesa fará a primeira reunião da Câmara Temática Estadual de Saúde da Copa do Mundo. Terá a participação de técnicos da Sesa, da Secretaria do Esporte do Estado, da Secretaria Especial da Copa e das secretarias de Saúde e do Esporte do município de Fortaleza. 

 

Em Brasília, Arruda Bastos apresentou na reunião, convocada pelo Ministério da Saúde, a estrutura de assistência do Ceará, destacando a expansão do SAMU, a construção das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs 24 horas) e a decisão do Governo do Estado em construir um hospital metropolitano de urgência e emergência no eixo do estádio Castelão. Na estrutura do SAMU, o pólo Litoral Leste amplia dos atuais 14 para 41 municípios, contemplando também os municípios do Litoral Oeste . Haverá mais três pólos: Pólo Cariri, com 39 ambulâncias já anunciadas pelo Ministério da Saúde, Pólo Norte, em Sobral, e Pólo Sertão Central. Em relação às UPAs, seis já estão com as obras prontas, sendo três na capital, 1 em Maranguape, 1 em Pentecoste e 1 em Crateús. Mais 10 estão em obras. Ao todo serão 32 UPAs no Estado.

 

08.06.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)