Cid Gomes apresenta projetos de Educação durante reunião da PNE

8 de junho de 2011 - 20:11

O governador Cid Gomes apresentou nesta quarta-feira (8) na Câmara dos Deputados, em Brasília, os projetos desenvolvidos pelo Estado na área  da Educação.  Entre as ações apresentadas pelo Governador foram destacadas as experiências do ensino profissional e do programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). No primeiro, o Ceará é destaque nacional com  71 unidades em funcionamento, o que corresponde a 26.340 alunos, e até  2014 serão 130 unidades. Nessas escolas  o estudante tem acesso ao currículo tradicional em um período e a um curso profissionalizante no outro.

 

No Paic, o Governo do Estado formou parceria com todos os 184 municípios cearenses para erradicar o analfabetismo escolar  nas primeiras séries do Ensino Fundamental a partir de pesquisas, fornecimento de material didático, consultoria e incentivos para as escolas, professores e alunos.  Com as ações do Paic, o número de municípios com resultados satisfatórios saltou de 14 em 2007 para 141 em 2010.

 

“Nós mostramos que em educação é possivel, sim, obter resultados no curto prazo. E foi isso que nós conseguimos”, ressaltou Cid Gomes. “O caminho mais fácil é falar das dificuldades. Mas queixas não podem assumir o palco principal. O esforço de se responsabilizar é que gera alegria pra transformar a educação”, destacou a secretária da Educação, Izolda Cela, que também participou da audiência. “A experiência do Ceará nos chamou a atenção por ter uma visão global. É esse o caminho que nos temos que adotar no PNE. Parabéns ao governador e à sua equipe. Esse estilo de gestão serve de exemplo”, destacou o relator da comissão, deputado Angelo Vanhoni.

 

Estiveram presentes também na audiência os deputados federais cearenses Mauro Benevides, Raimundo Macedo, Artur Bruno, Ariosto Holanda, Domingos Neto, João Ananias, Edson Silva e Raimundo Gomes de Matos. Na comissão especial do PNE já foram protocoladas 2.950 emendas feitas por deputados federais.

 

08.06.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.5220)