Encontro lança Cartilha para Ostomizados inédita no Brasil

13 de junho de 2011 - 13:22

O I Encontro de Estomaterapia em Pediatria do Hospital Infantil Albert Sabin acontece no próximo dia 14 de junho, terça-feira, na sede da Cooperativa dos Pediatras do Ceará. Com o tema “Prevenção e Conhecimento de Mãos Dadas”, o objetivo do evento é  discutir a situação das crianças e adolescentes com feridas complexas, estomas e/ou incontinência no estado através de especialistas, que irão trazer à tona, em palestras e mesas redondas, as conquistas e os desafios do setor na rede de saúde cearense.

 

Durante o encontro,  profissionais da saúde e áreas afins poderão trocar experiências e ouvir relatos de quem lida diariamente no tratamento direto desse tipo de paciente, especialmente no Hospital Albert Sabin, a única unidade infantil da rede pública do estado. O ponto alto promete ser o lançamento da Cartilha da Criança Ostomizada, uma publicação inédita no Brasil que leva pais e pacientes a entenderem melhor o que é uma estomia e como cuidar bem dela para que os pequenos possam levar uma vida comum. Ao final do evento, a direção do Hias e a coordenação do Serviço de Estomaterapia da unidade apresentarão a Certificação em Prevenção de Lesões de Pele, do Programa de Soluções Integradas para Saúde da 3M, recebido em março deste ano durante o I Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele que aconteceu em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A unidade foi a única de um hospital pediátrico do Brasil a  
ser reconhecida na Categoria Ouro do Certificado.

 

OBJETIVOS NO FUTURO

 

O serviço de estomaterapia foi instituído em junho de 2010 e com menos de um ano de funcionamento já recebeu a certificação ouro pelas atividades de referência no país. O trabalho da equipe da Estomaterapia envolveu a descrição de protocolos, a criação de condutas e rotinas, além da padronização de materiais e o treinamento da equipe de profissionais que cuidam dos pacientes dentro do Hias. Médicos, enfermeiras, auxiliares e técnicos iniciaram então um trabalho de prevenção de feridas que reduziu os índices de surgimento e complicações nas lesões das crianças internadas.

 

Com a continuidade do trabalho no Hias, segundo a enfermeira Cláudia Alcântara, que coordena o Serviço de Estomaterapia, o hospital espera agora concorrer na Categoria Diamante do Programa da 3M, que será lançada em 2012, no II Congresso Internacional em Foz do Iguaçu, no Paraná.

SERVIÇO:

I Encontro de Estomaterapia em Pediatria do Hospital Infantil Albert  
Sabin Data: 14 de junho de 2011
Horário: a partir das 8h
Local: Sede da Cooperativa dos Pediatras do Ceará
Rua Silva Paulet, número 2526, Bairro Dionísio Torres

13.06.2011

Assessora de Comunicação do Hias
Sabrina Lima – (85) 9148.8773 / (85) 3101.4198