Governo e professores discutem propostas para valorização do Magistério

16 de junho de 2011 - 22:08

Os secretários de Estado da Educação, Izolda Cela; da Secretaria do Planejamento (Seplag), Eduardo Diogo; e da Fazenda, Mauro Filho, se reuniram nesta quinta-feira (16), com representantes do Sindicato Apeoc. O encontro, que aconteceu no Palácio Abolição, deu continuidade à reunião realizada no último dia 6, quando o governador Cid Gomes garantiu diversas melhorias para categoria. No encontro desta quinta-feira foi definido um cronograma onde o Governo do Estado reunirá as três secretarias – Seduc, Seplag e Fazenda – e juntas estudarão cenários de valorização da carreira que deverão ser apresentados no dia 29 de junho aos professores. Também ficou definido que no dia 30 de junho a categoria decidirá em Assembleia qual dos cenários apresentados será escolhido pelos professores.

 

Segundo Eduardo Diogo, esse processo evidencia a postura do governador Cid Gomes em dialogar com os professores. “O Governo está dando a possibilidade dos próprios professores definirem como ocorrerá a valorização da classe. Esse é um claro avanço e mostra o empenho do Governo em dialogar”, destacou o secretário. Ele também lembrou das melhorias conseguidas pelos professores na última reunião realizada com a presença de Cid Gomes, onde foi assinado um ato que prevê o nivelamento dos salários dos professores temporários com os salários dos professores efetivos. Nesse mesmo encontro, Cid assinou o ato de progressão horizontal para os professores na ativa referente aos anos de 2009 e 2010. Outro ponto acordado foi o pagamento do piso salarial como vencimento básico, com base na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), e a reestruturação da carreira dos professores.

 

Eduardo Diogo lembra ainda que já está acertado pelo Governador a gratificação, com bases em aperfeiçoamento além da ampliação dos níveis de referência. Os secretários de Estado e representantes da Apeoc voltam a se reunir no dia 29 de junho, às 16 horas, no Palácio da Abolição.

 

06.06.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)