Theatro José de Alencar comemora 101 anos com programação gratuita

16 de junho de 2011 - 13:27

As comemorações em alusão aos 101 anos do Theatro José de Alencar (TJA) tem início nesta sexta-feira (17). Mantida pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), a Casa comemora mais um aniversário com programação gratuita, a partir das 8 horas, quando as portas do Theatro serão abertas. Logo após, as atrações iniciam com os ecos musicais tomando a praça José de Alencar a partir do saguão do TJA, com as músicas entoadas pela Banda da Base Aérea de Fortaleza, regida pelo Capitão Gomes.

 

 

A todo momento o Theatro José de Alencar pode ser redescoberto em suas histórias, arquitetura e magnitude artística pelas Visitas Guiadas ao Theatro, que tem percursos gratuitos às 8h, 9h, 10h, 11h e às 13h, 14h, 15h e 16h. Especialmente a Visita das 15horas é feita pelo bailarino Hugo Bianchi, que há mais de 60 anos segue de perto as trajetórias do TJA, exibindo suas experiencias e conhecimentos sobre essa riqueza cultural do Estado.

 

 

Às 9horas, no palco principal, o escritor Ziraldo tem encontro marcado para conversar sobre direitos e deveres da criança. Em uma ação da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) o evento “Conversando com Ziraldo” é um bate papo informal do também caricaturista com cerca de 400 alunos da rede pública de ensino e demais convidados sobre os pontos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

 

As comemorações pelos 20 anos da companhia de dança Andanças, criada e dirigida por Andréa Bardawil, também integram os festejos pelo 101º aniversário do TJA, iniciando as atividades com a abertura de uma mini exposição com registros, vídeos e objetos de cena do Andanças em um dos camarins do Theatro. Até o dia 24, o Andanças permanece em atividades variadas no TJA, entre espetáculos e mostras de sua trajetória.

 

 

 

Ainda das 13horas às 15horas no saguão do TJA, solistas e grupos do Projeto de Acessibilidade da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/STDS oferecem músicas em vários estilos, tendo entre os convidados: às 13h a Banda Acesso, às 13h20 Italo gutyerrez (voz) e Lucas Albert (violão), seguido às 13h40 por Bia Marques (voz) e Lucas Albert (violão), que antecedem a tecladista e cantora Thayná Valente em sua apresentação às 14h, seguida às 14h20 por Mateuzinho do Acordeon e grupo Pé de Serra, enquanto às 14h40 Angelo dos Teclados é quem entra em cena no encerramento das atividades do Projeto de Acessibilidade.

 

 

Às 16 horas, o porão do TJA, onde se encontram os camarins e a sala de som da Casa, ganha mais vida na Homenagem ao sonoplasta Mauro Coutinho, um dos mais antigos profissionais em atividade na casa, que terá seu nome afixado em placa na sala de apoio de som.

 

 

Na Hora do Angelus, a partir das 18horas, o saguão e calçada do TJA se amplia em emoções com o canto do Tenor Franklin Dantas reverberando os versos da “Ave Maria”, acompanhado pela Camerata Eleazar de Carvalho e sob a Chuva de pétalas de flores ofertada pelos alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro/CPBT. Após esse momento de congressamento, às 18h30min, o pátio nobre do TJA é palco para o Lançamento da Convocatória que comemorará os 20 anos do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT ) em 2011 com a Mostra Religare, para a qual os atores e diretores João Andrade Joca e Paulo Ess convidam aluno(a)s e ex-aluno(a)s do CPBT a se integrarem para discutir a celebração. Os 101 anos do Theatro José de Alencar também colocam na pauta do dia 17, às 20h30, no palco principal, a Aula-espetáculo “Clóvis dos Clowns” com o ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme, que traz à tona a passagem artística e humana de Clóvis Matias, que foi mestre das artes do riso e porteiro do TJA entre 1973-1989. A atração é reservada a maiores de 14 anos, e pede-se ao público reservado de 150 pessoas que leve doação de flores e frutas para o espetáculo, cuja plateia ficará no próprio palco, próxima à cena.

 

 

16.06.2011

Assessoria de Imprensa da Secult

Sonara Capaverde (sonara.capaverde@secult.ce.gov.br)