Febre Aftosa: Ceará bate meta nacional e vacina 91,07% do rebanho

17 de junho de 2011

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre afotsa, atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e vacinou 91,07% do rebanho no estado do Ceará. A meta era de 90%. O resultado é um esforço conjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, da Adagri, Ematerce e das prefeituras municipais.

 

 

Os números finais estão sendo contabilizados pelo sistema e o resultado oficial será divulgado em coletiva de imprensa, na segunda-feira (20), às 9 horas, no auditório do parque de exposições Governador César Cals. Estarão presentes o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o Presidente da Adagri, Augusto Júnior, o Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, além do coordenador do Programa de Erradicação da Febre Aftosa, Joaquim Sampaio e técnicos e fiscais agropecuários.

 

 

A primeira etapa da campanha contra a febre aftosa foi lançada no Ceará dia 3 de maio, na fazenda Nazaré, em Mararanguape e se encerrou no dia 31 de maio. No dia 15 de junho, encerrou o prazo para que os produtores entregassem a declaração de vacina do rebanho.

 

 

 

O Ceará tem aproximadamente, 2 milhões e 500 mil animais, entre bovinos e bubalinos (búfalo) e 140 mil produtores. A meta alcançada é o passo mais importante para que o Ceará alcance a situação de zona livre de febre aftosa com vacinação. Com previsão para o reconhecimento nacional até o final de 2011 e reconhecimento internacional até o inicio de 2012.

 

 

Serviço

 

Segunda-feira (20)

Hora: 9:00h

Local: Auditório do parque de exposições Governador César Cals.

Avenida Sargento Hermínio 2677. Bairro São Gerardo. Anexo ao prédio da

SDA

 

Assessoria de Comunicação da Adagri

Amanda Sobreira (amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br / 3101 7631/8885 9045/9987 5168)