Cinturão Digital: Ministro conhece experiência de banda larga do Ceará

20 de junho de 2011 - 18:41

Cobertura de 92% da população urbana, 2.400 km de extensão de fibra ótica e velocidade de até 10 gigabytes. Essas são algumas das características do Cinturão Digital do Ceará (CDC) que está em fase de finalização e se tornará a maior banda larga pública do País. Nesta segunda-feira (20), no Palácio da Abolição, o governador Cid Gomes apresentou ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, a experiência do Ceará e o convidou para a inauguração oficial do CDC, que acontecerá em julho.

 

“Até julho vamos concluir todo o Cinturão. Nesta fase, estão sendo instaladas 60 antenas wimax. Na chegada serão 10 gigabytes e 3 megabytes na saída. A rede ficará a disposição do Poder Público do Estado, sobretudo nas escolas e estamos vendo parcerias com entidades. Não é função do Estado ser provedor”, destacou Cid, ressaltando ainda que o Governo está implantando 140 escolas profissionalizantes de tempo integral e o Centro de Treinamento Técnico Corporativo (CTTC), que capacitará mão-de-obra para os projetos estruturantes do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

 

O Ministro considerou a iniciativa cearense inovadora e ressaltou que o Cinturão favorecerá dois grandes mercados: softwares e games, que geram até 500 mil empregos. Mercadante também destacou o projeto de o Governo Federal estimular a montagem de tablets no País, que acontecerá, segundo ele, a partir do mês de setembro deste ano. Além disso, o Ministro reforçou o interesse de fomentar a indústria de equipamentos eletrônicos no Brasil, inlcusive a tela de contato, onde apenas quatro países do mundo fabricam.

 

Participaram também do encontro, o vice-governador Domingos Filho; o secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira, e o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, além de técnicos do Ministério e da Secretaria da Ciência e Tecnologia.

 

20.06.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)