CEO regional de Brejo Santo terá gestão consorciada

25 de junho de 2011 - 10:56

O acesso à saúde bucal, de forma gratuita, passou a ser realidade para os moradores dos nove municípios que compõem a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), na Região do Cariri. Na noite desta sexta-feira (24), o governador Cid Gomes inaugurou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Regional, sediado no município de Brejo Santo. A unidade terá gestão consorciada com os demais municípios, um modelo inovador implantado no Governo Estadual, em que o custeio do Centro será rateado pelas prefeituras municipais.
De acordo com o Governador, o CEO atenderá os pacientes encaminhados pelo Programa Saúde da Família. Cada município terá o dia de atendimento e o paciente terá hora marcada, não precisando passar horas em filas, como acontecia. Cid Gomes aproveitou para anunciar que no próximo mês de setembro voltará ao município para inaugurar a Policlínica, que em Brejo Santo, vai oferecer 11 especialidades médicas à população. Cid disse também que vai implantar na cidade, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Ele aproveitou para lembrar que a educação vai ganhar uma Escola de Educação Profissional, com ensino em tempo integral para qualificar os jovens brejosantensse para o mercado de trabalho. “Se eu morrer trabalhando pelo povo daqui, ainda morro devendo, diante de tamanha generosidade e confiança de todas as vezes que eu precisei de vocês” lembrou. E completou: “É isso que me motiva todos os dias, saber que eu posso fazer alguma coisa para melhorar a vida do povo cearense”, concluiu Cid.
Segundo o secretário da Saúde, Arruda Bastos, até o fim deste ano de 2011, serão 21 CEOs implantados no Ceará, sendo três deles na Capital e 18 no Interior. O titular da Saúde lembra também que o modelo de saúde implantando no Estado está sendo referência nacional e afirmou que nos últimos meses tem recebido secretários estaduais de saúde de outros estados, interessados em conhecer o modelo que está sendo implantado no Ceará. “Não temo em dizer que nos próximos anos nós teremos a melhor rede de saúde pública do Brasil”, aposta.
O CEO de Brejo Santo conta com 49 profissionais, 22 deles profissionais de odontologia que trabalharão oito horas por dia para atender a população. Todos eles passaram por processo de seleção, como lembrou o deputado estadual, Weligton Landim. Para o prefeito, Guilherme Landim, o momento foi de agradecimento pela parceria com o Governo Estadual que, segundo ele, com suas ações está conseguindo melhorar a qualidade de vida dos moradores de Brejo Santo.
Os municípios atendidos serão: Brejo Santo, Abaiara, Aurora, Barro, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras. Com o novo CEO regional, a população terá acesso a serviços endodontia, periodontia, ortodontia, cirurgias e prótese e feito até diagnóstico de câncer de boca. As pessoas com deficiência serão acolhidas e atendidas em estrutura adequada. O investimento foi de R$ 1,9 milhão.
Já estão em pleno funcionamento os CEOs regionais de Ubajara, Acaraú, Baturité, Crato, Juazeiro do Norte, Russas e Sobral. Mais 10 estão em fase final de construção. Os 18 CEOs regionais fazem parte do Programa de Expansão e Melhoria da Saúde no Interior, que inclui também 21 policlínicas regionais, o Hospital Regional do Cariri (HRC), inaugurado e em funcionamento em Juazeiro do Norte, o Hospital Regional Norte, em conclusão em Sobral. Ainda no Interior será construído o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim.
24.06.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)