Plano de Controle Veicular será debatido nesta quarta-feira (29)

28 de junho de 2011

O Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Paulo Henrique Lustosa da Costa, leva nesta quarta-feira (29), às 15 horas, no auditório da Semace (Rua Jaime Benévolo, 1400) à  reunião do Coema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), a proposta do Plano de Controle de Poluição Veicular, (PCPV) a ser implantado no Ceará, conforme determinação do MMA, Ministério  do Meio Ambiente.

Todos os estados Brasileiros são obrigados a aprovar o seu próprio PCPV até 30 de junho. O prazo e a exigência do são determinações do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Lustosa manteve reuniões com técnicos do Detran e também do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) para ouvir sugestões ao assunto.

Apesar de não entrar na disposição orçamentária, o PCPV vai requerer investimentos, principalmente em melhorias nas ações de fiscalização. “Vamos equipar as blitze com opacímetros (medidor de fumaça preta de veículos)”, ressaltou o presidente do Conpam.  Lustosa informou ainda que está inserido no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) a implantação de torres de monitoramento da qualidade do ar.

São investimentos da ordem de R$ 11 milhões para este monitoramento, com a instalação de cerca de 10 torres para toda a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).  Os poluentes mais perigosos são o monóxido de carbono (CO); óxidos de nitrogênio (NOx), de enxofre (SOx), material particulado (MP), aldeídos (R-CHO) e dióxido de carbono (CO2).

28.06.2011

Coordenadoria de Imprensa do Conpam

Pedro Gomes de Matos Neto – 85  9984.4440 e 3101.1235
Ranne Almeida – 85 9978.7019 – 3101.1234