Fábrica portuguesa de concretos deseja se instalar no Ceará

1 de julho de 2011 - 13:27

A empresa portuguesa Carfel manifestou interesse em instalar uma fábrica de máquinas para produção de blocos de concreto no Ceará. O executivo Joaquim Felgueiras e o consultor José Manuel Torres estiveram na quinta-feira (30), no Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede), onde conversaram com o presidente do órgão, Ivan Rodrigues Bezerra.

Conforme Felgueiras, a Carfel fabrica equipamentos altamente sofisticados, com tecnologia de ponta e com capacidade para produção diária de 50 mil blocos de concreto cada um. Se instalada no Estado, a fábrica alimentará a cadeia produtiva da construção civil em todo o Brasil. “Estamos analisando outros estados, mas a política de redução e isenção de impostos do Governo do Ceará está nos atraindo para cá”, declarou o executivo.

Segundo Ivan Bezerra, outro item que pesará bastante na decisão da Empresa é a localização geográfica do Ceará, que fica entre grandes mercados consumidores como a Bahia e a Região Norte, e o nível de eficiência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), que está sendo ampliado. “Fatores que tornam os custo de produção mais baratos, poque possibilita a cabotagem das mercadorias entre os estados”, disse o presidente.

Na ocasião, Felgueiras explicou que a Carfel necessitará de um terreno 30 mil m² para se instalar, preferencialmente na Região Metropolitana de Fortaleza, próximo a empresas de ferro e aço, insumos necessários para a fabricação das máquinas. Também precisará de mão de obra altamente qualificada oriunda das universidades, principalmente do curso de engenharia mecânica. “Os funcionários serão treinados na matriz da nossa empresa em Portugal, em sua primeira fase de operação serão gerados 100 empregos diretos”, revelou.

 

De acordo com o Cede, o próximo passo é a Empresa enviar seu projeto de instalação para ser analisado pelo órgão, a decisão final deverá ser tomada até o final desse ano. A Carfel pretende inciar a construção da fábrica já em 2012.

 

01.07.2011

Assessoria de Imprensa do Cede

Jully Gomes (jully.gomes@cede.ce.gov.br / 85 3101.1578 – 9924.6127)