Palestras discutem inventários ambientais e instalação de postos de combustíveis

1 de julho de 2011

Nesta segunda-feira (04), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoverá em seu auditório Régia Nântua as palestras “Inventários ambientais de açudes: metodologias e aplicações” e “Ensaios de estanqueidade de instalação subterrânea de postos de combustíveis”, que acontecerão às 8 horas e 14 horas, respectivamente. O objetivo é proporcionar a capacitação dos técnicos da casa e do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) sobre os assuntos.  

 

A primeira palestra, que acontecerá no turno da manhã, será apresentada pela técnica da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh), Deborah Barros, que tem estado à frente do desenvolvimento dos inventários ambientais.  Na oportunidade, ela vai explanar os métodos que são aplicados na realização de inventários ambientais de açudes. Segundo Deborah, o Inventário Ambiental de Açudes tem o objetivo de levantar, sistematizar e confrontar informações que de alguma forma estejam relacionadas com a qualidade da água do reservatório inventariado, dando ênfase ao processo de eutrofização. 

 

No período da tarde, o segundo momento será conduzido pelo técnico da empresa Dover América Latina (OPW), José Eduardo Vaz. Na oportunidade, ele ministrará palestra voltada para postos de combustíveis de acordo com a Portaria do Inmetro Nº 259 de 2008, que estabelece os procedimentos e requisitos para o serviço de ensaio de estanqueidade em instalações subterrâneas. O encontro contará com a presença do diretor executivo da empresa Manupostos, Rogério Borges.     

 

De acordo com a assessora de desenvolvimento institucional da Semace, Sônia Sousa, o intuito da superintendência é reunir também públicos diversos,  tais como servidores de outros órgãos e interessados nas temáticas a serem apresentadas na autarquia. “Com essa interação vamos capacitar ainda mais os nossos técnicos e esclarecer possíveis dúvidas do público geral”, explica.

 

Serviço:
Palestras:
8h – “Inventários ambientais de açudes: metodologias e aplicações”
14h – “Ensaios de estanqueidade de instalação subterrânea de postos de combustíveis”
Dia: 04 de julho (segunda-feira)
Local: Auditório Régia Nântua da Semace – Rua Jaime Benévolo, 1400 – bairro de Fátima

 

01.07.2011

Assessoria de Imprensa da Semace

Luana Patrícia / Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br – 85 3101.5554 – 8653.8337)

Twitter:@semace