Palácio da Abolição: cearenses e turistas podem agendar visitas guiadas

4 de julho de 2011 - 14:43

O Palácio da Abolição, sede do Poder Executivo Estadual, poderá ser visitado a partir desta terça-feira (05). Além do Gabinete do Governador, da Chefia do Gabinete e da Casa Civil, o Palácio abriga o Mausoléu Castelo Branco, prédio anexo, Capela, jardins e Galeria de Arte, locais que também poderão ser contemplados pela população cearense, estudantes e turistas. Ao todo serão quatro visitas diárias, sendo duas no período da manhã – uma reservada para turistas e outra reservada para estudantes – e duas a tarde, também destinando um horário para estudantes e outro para turistas. Os residentes do Ceará podem fazer a visitação em qualquer um dos quatros horários. Nesta terça-feira (5), a imprensa faz a visita guiada inaugural do Palácio da Abolição.

 

O percurso da visita se inicia no Mausoléu Castelo Branco; em seguida os visitantes conhecerão as dependências do anexo, onde funciona a administração do Gabinete do Governador e Casa Civil. Depois as pessoas se dirigirão ao prédio do Palácio, onde fica as salas do Gabinete do Governador, do secretário-chefe do Gabinete do Governador e do secretário-chefe da Casa Civil. O Bosque e a Capela, estruturas mantidas desde a inauguração do Abolição, em 1970, também farão parte do trajeto. A visita finaliza na Galeria de Arte, espaço que abriga obras de artistas plásticos cearenses. Atualmente estão expostas só na Galeria 46 telas, outras 80 obras estão dispostas nas salas e corredores do Palácio.

 

O Palácio da Abolição começou a ser concebido no fim dos anos 1950. Projetado pelo arquiteto carioca modernista Sergio Bernardes, o Abolição foi inaugurado em 1970. Foi sede do Governo até 1986. No dia 25 de março deste ano, 25 anos depois, voltou a ser sede do Poder Executivo do Ceará. Todas as linhas originais foram restauradas e mantidas.

 

As visitas serão diárias e terão duração de 30 a 40 minutos. Os interessados poderão agendá-las através do telefone 85 3466.4981. Em breve será disponibilizado um sistema para agendamento eletrônico através do site do Governo do Estado (www.ceara.gov.br). Fotos e vídeos não serão permitidos durante o trajeto.

 

Novo Palácio da Abolição

 

O Palácio da Abolição fica localizado na avenida Barão de Studart, 505, Meireles. Na nova estrutura estão localizados também sala de reunião, cerimonial, galeria de arte, auditório, espaço de eventos e biblioteca. Ao todo, são 7.641,71 metros quadrados do complexo que receberam melhorias nos espaços do Palácio, Anexo, Passarela e Capela. Além disso, o acesso ao Palácio acontece por duas portarias: uma na avenida Barão de Studart – para autoridades – e outra na rua Silva Paulet, 400 – para funcionários e convidados. Também passou por melhorias toda a área externa, que compreende jardins, escadas, rampas e estacionamento.

 

Horários das visitas

 

Manhã

 

8h30 às 9h30 (reservado para turistas e/ou residentes)
10h30 às 11h30 (reservado para estudantes e/ou residentes)

 

Tarde

 

14h às 15h (reservado para estudantes e/ou residentes)
16h às 17h (reservado para turistas e/ou residentes)

 

Mais Informações: 85 3466.4981.

 

04.06.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)