Lançamento do primeiro DVD da Orquestra de Barro no Teatro Dragão do Mar

5 de julho de 2011 - 16:49

O Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro tem um modo curioso de fazer música. Seu som vem de instrumentos feitos de barro.  O grupo vai se apresentar e lançar seu primeiro DVD nesta quarta-feira (6) às 19h30min, no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar. A entrada é gratuita.

 

Regida por Luizinho Duarte, a Orquestra de Barro é hoje composta por 18 músicos do povoado de Moita Redonda, localizado na zona rural de Cascavel. Foi também Luizinho o responsável pela formação musical dos artistas do grupo, por meio de aulas práticas e teóricas com foco na linguagem percussiva.

 

A criação e confecção dos instrumentos de barro são resultado das pesquisas e do trabalho do artista plástico e luthier Tércio Araripe, com a ajuda de jovens artesãos e das tradicionais louceiras de Moita Redonda. Com a ajuda do Instituto Beija Flor, Tércio pode dar início a esse projeto com o objetivo de incentivar e divulgar a cultura do barro no povoado que é pólo de produção cerâmica do município de Cascavel.

 

O barro é colhido no rio Malcozinho e trabalhado de forma primitiva, sempre respeitando a tradição da cultura local. Durante o processo de criação, o barro é seco ao sol, quebrado com a mão e amassado com o pé para então ser talhado artesanalmente, dando formas às peças que serão queimadas no forno à lenha. Muitas dessas peças serão vendidas na noite de lançamento do DVD do Grupo Uirapuru no Teatro Dragão do Mar.

 

A realização desse projeto foi possível graças ao prêmio Interações Estéticas Residências Artísticas em Pontos de Cultura, cedido pela Funarte e pelo Ministério da Cultura.

 

Serviço: Apresentação e lançamento do DVD do Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro, quarta-feira, dia 06 de julho, às 19h30min, no Teatro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Acesso livre.

Informações: Tércio Araripe – 8831.5441

05.07.2011

 

Assessoria de Comunicação do IACC
Dalviane Pires (85 3488.8625 / 85 8733.8829)
Twitter: @_dragaodomar