China: Cid Gomes busca parceria para resgatar produção de etanol no Ceará

6 de julho de 2011

O governador Cid Gomes se reuniu nesta quarta-feira (6), em Pequim, na China, com a presidência do Pierson Capital Group. O estímulo à produção de etanol e a busca de mais infraestrutura logística para o Ceará deram o tom da reunião, que contou com as presenças do presidente do grupo, Patrick Rosembaum; e os consultores franceses Gabriel Colo, Pierre Falcone e Jean Christophe Mitterrand – filho do ex-presidente da França, François Mitterrand. Na audiência, Cid apresentou o interesse do Ceará em ser um polo da produção e escoamento de etanol no Nordeste e a infraestrutura já existente e em planejamento no Estado. O Pierson Capital Group detalhou a presença dele em vários países no mundo e os projetos e ações voltados para a indústria de combustíveis e transporte de cargas.

O Grupo é uma organização internacional  que se concentra em empresas em desenvolvimento no mundo em rápido crescimento dos mercados emergentes. As atividades do Pierson Capital englobam: Concepção, construção e engenharia financeira, com ênfase na estruturação de programas de infraestrutura financiados através de commodity-backed instalações de pré-exportação de empréstimo. Consultoria estratégica para os clientes soberanos (administrações públicas e agências governamentais), principalmente em países emergentes, bem como a estatal de conglomerados industriais e financeiros, com ênfase em empresas chinesas.

Na missão oficial do governador à China  estão incluídas também audiências em Xangai, nas empresas Geely Industry Hoding Group (montadora de veículos), o estaleiro Sinopacific, China Harbour (porto) e Sino Hydro (infraestrutura). Cid Gomes retorna no próximo dia 11, até essa data Domingos Filho estará no exercício do Governo do Estado.  

Confira abaixo os perfis das empresas:

– China Harbour Engineering Company Ltd (CHEC): é uma empresa de renome mundial internacional que é uma subsidiária da China Communications Construction Company Ltd (CCCC). CHEC tem 31 agências no exterior e escritórios com atividades de negócios que abrange mais de 70 países e áreas. A empresa está empregando atualmente mais de 6 mil funcionários nacionais e internacionais para empreender no valor de US$ 9,5 bilhões de projetos. CHEC está focada na construção de infraestrutura básica, como a engenharia naval, dragagem e recuperação, estradas e pontes, ferrovias, aeroportos, instalações completas, e outras obras.

 

– Geely Industry Holding Group: Como uma das dez maiores empresas da indústria automóvel chinesa, Zhejiang Geely Holding Group Co., Ltd alcançou um rápido desenvolvimento com mecanismo operacional flexível e contínuo de auto-inovação desde a sua entrada em indústria automobilística em 1997.  Geely é uma das 500 maiores empresas chinesas. A montadora foi avaliada como “mais rápido e excelente desenvolvimento empresarial em cinco décadas na indústria automobilística chinesa”. A sede do Grupo está localizada em Hangzhou, capital da província de Zhejiang.  Com seis veículos e bases de poder de montagem de produção em Linhai, Ningbo, Xangai, Lanzhou e Xiangtan, a empresa agora tem uma capacidade de produção anual de 300.000 veículos.

 

– Sinopacific: Empresa joint venture de construção naval, tendo como objetos projetos de navios, construção naval e comércio internacional. A linha de produtos do grupo inclui graneleiros, navios porta-contentores, transportadores de gás / líquido e navios de carga de petróleo offshore embarcações de suprimento de plataformas.

 

– Sino Hydro: São duas mega empresas voltadas para infraestrutura que estão avaliada em bilhões de dólares e conta com 80 mil colaboradores.

 

06.07.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)