Semana do Bebê acontece de 7 a 12 de julho no Instituto Penal Feminino

6 de julho de 2011

Dedicada ao atendimento de mães presidiárias, seus bebês e de presidiárias gestantes, a “Semana do Bebê: um olhar às mães presidiárias” foi criada há 11 anos para incentivar políticas públicas em prol da primeira infância. Lançando pela primeira vez em todo país dentro de uma Unidade Prisional, o Ceará será pioneiro na promoção do evento, que acontecerá durante os dias 7 e 12 de julho, no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), em Aquiraz. A Semana do Bebê é uma parceria entre Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE), Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) e Instituto da Infância (IFAN). No Ceará, o Governador Cid Gomes sancionou a Lei Nº 14.841, de 28.12.10, que institui a Semana Estadual do Bebê.

Entre os objetivos da Semana do Bebê estão o fomento de melhores condições de desenvolvimento integral das crianças da creche do IPF, possibilitar às presidiárias gestantes um maior conhecimento da maternidade a ser exercida e de seus direitos como gestantes, além de fortalecer a interação positiva das famílias e agentes penitenciários com as crianças da creche da Unidade Penal. Atualmente, no IPF, existem cerca de 520 internas, sendo onze delas mães com crianças na creche instalada no IPF, além de 13 gestantes presidiárias.

Dentro da programação serão realizadas oficinas de conhecimento (como de massagem shantala e aleitamento materno), palestras, concursos, mesas-redondas, exibição de filmes, apresentações culturais, desfiles de bebês, ações de saúde (vacinação, verificação de glicemia e pressão arterial), além de atividades lúdicas. Técnicos especialistas das Secretarias do Estado, Defensoria Pública, IFAN e Universidades ministrarão os cursos e oficinas. (Confira a programação completa no final).

A Semana do Bebê –  Idealizada em 2000 em Canelas (RS) pelos psiquiatras Salvador Célia e Odon Monteiro e pelo radialista Pedro Raymundo Dias, a Semana do Bebê está na sua 10ª edição e hoje é realizada em diversos municípios do País, assim como em cidades do exterior. Por acreditar que a primeira infância consiste numa das mais importantes fases do desenvolvimento humano, a Semana do Bebê vem, ao longo dos anos, unindo forças nos âmbitos governamentais e não-governamentais em prol da causa. Para divulgar ações bem-sucedidas, bem como para ensinar o passo a passo para a realização da Semana do Bebê, em novembro de 2010 o Unicef lançou o livro “Como Realizar a Semana do Bebê em seu Município”, baseado na experiência em Canela. O lançamento aconteceu em Fortaleza, com apoio do Instituto da Infância (IFAN) e Rede da Primeira Infância do Estado do Ceará (REPI-CE).

Instituto da Infância (IFAN) – O Ifan é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída no ano de 1999, com sede administrativa em Fortaleza, cuja missão é produzir e disseminar conhecimentos inovadores sobre a infância no nordeste brasileiro.
Serviço: Semana do Bebê
Dias: 7 a 12 de julho de 2011
Local: Instituto Penal Feminino Desa. Auri Moura Costa
Informações: (85) 3101.4372 (Defensoria Pública do Estado) / 3101.2862
(Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado) / 3268.3979 (Instituto da
Infância – IFAN).

PROGRAMAÇÃO –

 

Semana do Bebê: Um olhar às mães presidiárias
Dia 07/07- (quinta-feira)
9h – Benção Ecumênica
9h30 – Abertura da Semana do Bebê no IPF com as Instituições Envolvidas (Defensoria Pública, SEJUS, IFAN) – Exposição da Semana do Bebê (importância, objetivo)
10h – Apresentação Cultural (Coral Vozes da Liberdade)
10h30 – Oficina de Abertura com às mães e gestantes
11h – Encerramento (técnico do IFAN)

Dia 08/07 (sexta-feira)
9h – Oficina de Ações de Saúde (vacinação, verificação de glicemia e pressão arterial)
Público Alvo: mães e bebês e gestantes presidiárias.
10h – Oficina de Conhecimento: Direitos Humanos
Público Alvo: mães, gestantes e agentes presidiárias.
11h – Encerramento (técnico IFAN)
13h30 – Oficina de Atividades da Vida Diária (AVD’s) e de estimulação de bebês a partir do brinquedo e brincadeira
Público Alvo: mães, gestantes presidiárias.
15h – Encerramento (técnico do IFAN)

Dia 09/07 (Sábado)
9h – Oficina Prática e de Conhecimento: Massagem Shantala
Público Alvo: mães e gestantes presidiárias.
11h – Encerramento

Dia 10/07(Domingo)
9:00h – Oficina : Atividades Lúdicas
Público Alvo: Presidiárias e seus filhos. (envolverão as crianças de ate 12 anos incompletos)
15h30 – Encerramento

 

Dia 11/07(Segunda-feira)
9h – Oficina de Conhecimento – Mesa Redonda: Aleitamento Materno, Maternidade. Responsável e Importância da Saúde Materna
Público Alvo: mães, gestantes e agentes presidiárias.
11h – Encerramento (técnico do IFAN)

Dia 12/07-(terça-feira) CULMINÂNCIA DA SEMANA DO BEBÊ
9h – Formação da Mesa de Autoridades e Exposição de Painéis (PRODUZIDOS DURANTE A SEMANA)
9h30 – Apresentação Cultural com mães e gestantes presidiárias, Desfile dos Bebês e Gestantes
10h – Premiação
10h30 – Fala das autoridades presentes
Participantes da Culminância: Mães, bebês, gestantes, representantes governamentais e não-governamentais.

 

06.07.2011

Assessoria de Imprensa Sejus

Bianca Felippsen (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862 – 8878.8464)