Lançado Atlas Solarimétrico do Ceará

7 de julho de 2011

As informações sobre a incidência de radiação solar no Estado, desde 1963, estão reunidas do Atlas Solarimétrico do Ceará. O documento foi lançado durante a realização do All About Energy, que está acontecendo em Fortaleza e segue até esta sexta-feira (8).

 

O Atlas Solarimétrico do Ceará mostra os usuários qual a variação  durante o ano da incidência de radiação solar no Estado. Ele foi  desenvolvido a partir das modelagens numéricas da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) e  disponibiliza informações mensais e anuais sobre o tema desde 1963,  gerando, inclusive, uma climatologia específica da variação dos dados  de energia solar.

 

“A Secretaria de Infraestrutura, por ser responsável por toda a parte de investimentos energéticos do Estado, sentiu a necessidade de um  estudo mais detalhado sobre a energia solar. Conversamos com a  Funceme, que já recolhe as informações em suas PCDs (Plataformas de  Coleta de Dados) e solicitamos o Atlas. Tendo esta ferramenta e com a  divulgação dela, obviamente os investidores na área aparecerão”, justifica o coordenador de Energia e Comunicação da Seinfra, Renato Rolim.

 

Já a assessora técnica da Funceme, Meiry Sakamoto, garante que é um estudo complexo, que considera a influência da qualidade da quadra chuvosa, por exemplo, na quantidade de radiação que incide no  Ceará. “O estudo mostra que num determinado ano em que choveu acima da média, a incidência foi menor que num ano seco. Esta informação, casada com o prognóstico da estação chuvosa emitido  anualmente pela Funceme em janeiro é bastante importante para quem  planeja uma produção energia solar no Estado”, explica.

07.07.2011

 

Assessoria de Comunicação da Funceme c/ Assessoria de Imprensa da Seinfra

Guto Castro Neto / Marcos Cavalcante
(85) 3101-7021 / (85)3216.3763/65