Saneamento rural do Ceará é destaque internacional

7 de julho de 2011 - 17:03

A revista Water 21, da Associação Internacional da Água (IWA), com sede em Londres, na Inglaterra, publicou na sua edição de junho, uma matéria sobre o Projeto Sisar. A revista, conceituada no mercado de água por trazer as principais práticas mundiais adotadas no setor, destacou o Projeto como referência em abastecimento de comunidades rurais e prática sustentável.

 

O Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural) é hoje uma experiência de sucesso em saneamento rural. Criado pela Cagece, em 1996, em parceria com o banco alemão KFW, o projeto é uma entidade privada sem fins lucrativos que gerencia sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais juntamente com os moradores. A Companhia sensibiliza e capacita as comunidades, além de prestar manutenção nos sistemas de tratamento e distribuição de água, mas são os próprios moradores que operam o sistema. “A Cagece tem orgulho em saber que o Sistema Integrado de Saneamento Rural é exemplo em nível nacional e internacional, de uma forma sustentável para atender com água tratada às pequenas comunidades rurais”, afirma Gotardo Gurgel, presidente da Companhia.

 

Um dos destaques do Sisar é o valor da conta paga, que é muito abaixo do valor normal cobrado por uma conta de água. Isso se deve porque a comunidade divide as despesas como energia elétrica, salário do operador da estação de tratamento e manutenção do Sisar. Atualmente,  existem oito unidades do Sisar no Ceará totalizando 611 localidades atendidas com sistema de abastecimento de água gerenciadas pelos próprios moradores.

 

07.07.2011

Assessoria de Imprensa da Cagece
Sabrina Lemos (3101.1828/8878.8932)