Ceará recebe visita de jornalistas estrangeiros

8 de julho de 2011 - 19:34

Até o próximo domingo (10),  o Ceará recebe a visita de jornalistas de importantes veículos da mídia francesa e  inglesa que estão no Estado para conhecer as potencialidades do destino cearense e divulgá-las em seu país de origem.  Esses press trips têm o objetivo de consolidar ainda mais o Ceará como rota de turistas internacionais.

 

O primeiro veículo, a TV francesa “Chanel 3”, juntamente com a Yamaya Productions, responsável por grandes produções veiculadas nas TV europeias, irá filmar em HD e em 3D os destinos turísticos da  Rota das Emoções. As gravações, que ocorrerão até domingo (10), têm como objetivo produzir um documentário de 40 minutos que deverá ser exibido em toda Europa. Além das potencialidades do turismo no Estado, também serão explorados o perfil de meio ambiente protegido e autossustentável que o Ceará possui.

 

Para a realização das gravações, foi escolhida a Rota das Emoções, que acolhe a famosa praia de Jericoacoara, no Ceará; o Delta do Parnaíba, no Piauí; e os Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão. Dentre os atrativos que farão parte desta filmagem estão a Pedra Furada, em Jeri, os aspectos gerais da cultura e artesanato como forma de sustentabilidade, as dunas, as formas de entretenimento e esportes de aventura, como o kitesurf.

 

A equipe é comandada pelo cineasta Alexandre Bouchet, pela brasileira Solange Martins e pelo  cinegrafista “chef operateur” David Mutzenmacher. Já o diretor de fotografia Frédérick Durand usará um equipamento de última geração, além de quatro mini-helicópteros com câmeras acopladas em seus bojos que permitirão a realização de voos rasantes para gravações em três dimensões.

 

O grupo já é conhecido internacionalmente pelos seus trabalhos na área de audiovisual, tendo recebido, este ano, o prêmio “Laurier 2011 Club Audiovisuel de Paris” com o filme “Mes vacances en Corée du Nord”.

 

Jornal Inglês

No mesmo período,  a Setur recebe a visita do jornalista Alex Robinson, representante do Jornal “The Independent” e “Wanderlust”, ambos veiculados no Reino Unido.  a iniciativa da visita  é do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur, com apoio da Setur.O jornalista também terá aos destinos que integram a Rota das Emoções como  tema principal da reportagem.

 

Na viagem, serão visitados os destinos de São Luís, Alcântara, São José do Ribamar (para a cobertura das festividades do Bumba Meu Boi), onde serão realizadas reportagens sobre o esporte e aventura dos três Estados Brasileiros inseridos na Rota das Emoções. Alex Robinson e o representante do setor de Relações Públicas da Embratur, Raoni Madalena, passarão pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Caburé, Parnaíba, Parque Nacional do Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Fortaleza.

 

Segundo o coordenador Internacional de Marketing e Relações Públicas da Setur, Fernando Holanda, o Governo do Estado está conquistando novas fronteiras de mercado atingindo os países do leste europeu. Holanda afirma, ainda, que foi acordada com os veículos midiáticos que visitam o Estado, a doação da compilação do filme para a Secretaria, permitindo a exibição do material em importantes feiras internacionais que contarão com a participação do Ceará, como a “Top Resa 2011”, em Paris, a “Leisure Fair”, em Moscou, e a “WTM”, em Londres, todas a serem realizadas ainda neste semestre.

 

08.07.2011

Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Ines Matos Walraven
Mara Cibely de Oliveira
Fone: + 55 85 3101-4669 / 3101-4661 / 3101-4654
E-mail: ascom.setur@setur.ce.gov.br
Twitter: @seturceara