Desfile de mães e bebês marcam o encerramento da Semana do Bebê no IPF

11 de julho de 2011 - 19:28

O desfile das gestantes e bebês é uma das atrações do último dia da Semana do Bebê – um olhar às mães presidiárias, nesta terça-feira (12), no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), em Aquiraz. A Creche Irmã Marta que recentemente teve toda a área reformada, decorada com imagens das histórias da Mônica, e reequipada com móveis e instrumental para atendimento ambulatorial tem durante este período movimentação diferenciada em suas dependências, com a presença das nove internas com bebês e das 15 gestantes que cumprem pena no IPF. Atualmente a unidade possui 528 internas.

 

O evento é uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE) e Instituto da Infância (IFAN). Criada há 11 anos no país, como uma forma de incentivar políticas públicas direcionadas às mulheres grávidas e à primeira infância, a Semana está sendo realizada de forma pioneira, em uma unidade prisional, no Ceará. Para a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo, o Estado exerce a responsabilidade social com essas mulheres custodiadas e seus bebês, daí o compromisso em apoiar a Semana e promover pioneiramente dentro de uma unidade penitenciária.

 

Durante a manhã desta terça-feira (12), haverá uma exposição dos painéis produzidos pelas gestantes e mães nas oficinas e a entrega das premiações para os trabalhos e manifestações artísticas executados na Semana. O encerramento contará com a presença de autoridades e representantes das entidades conveniadas.

 

Motivação – Como fatores integrantes da alegria, descontração e elevação da autoestima das 24 mulheres encarceradas, aconteceram oficinas que estimularam brincadeiras de grupos de mamães e bebês, bem como de outros momentos com as crianças maiores, durante os dias 07 a 12 de julho de 2011. No último domingo (10), quatro educadores do projeto Pintando & Brincando do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura proporcionaram uma manhã recreativa, para as 40 crianças que visitam as mães, mensalmente, na Unidade.  Já no quesito informação, os profissionais de várias áreas ministraram palestras sobre saúde, direitos humanos, massagem Shantala, aleitamento materno e maternidade responsável. Nas práticas, ocorreram vacinações, verificações de glicemia e pressão arterial.

 

Serviço:
Semana do Bebê no Instituto Penal Feminino
Período: 07 a 12 de julho de 2011
IPF – BR 116, Km 27, município de Aquiraz  
Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará – fone; 3101. 4372
Instituto da Infância (IFAN)  fone: 3268.3979
Dia 12/07-(Terça-feira) CULMINÂNCIA DA SEMANA DO BEBÊ
9h – Formação da Mesa de Autoridades e Exposição de Painéis (PRODUZIDOS DURANTE A SEMANA)
9h30 – Apresentação Cultural com mães e gestantes presidiárias, Desfile dos Bebês
10h – Premiação
10h30 – Fala das autoridades presentes
Participantes da Culminância: Mães, bebês, gestantes, representantes governamentais e não-governamentais.

11.07.2011

 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Bianca Felippsen (85) 3101-2862 e 8878-8464