Campanha contra pólio termina dia 15. Sarampo vai até dia 22

12 de julho de 2011 - 14:25

O Ceará vacinou até às 15 horas desta segunda-feira (11), 612.430 crianças contra a paralisia infantil. Esse número representa 93,27% de cobertura vacinal . Bem próximo da meta que é de 95%, um total de 656.647 crianças com menos de cinco anos. “Estamos reforçando a mobilização nas Regionais de Saúde em todo o Interior para chegar o dia 15, próxima sexta-feira, último dia da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, com a meta cumprida”, afirma o coordenador de promoção e proteção à saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Manoel Fonsêca.

Sarampo

 

Já a campanha de imunização para deixar as crianças protegidas do sarampo vai um pouco mais longe. Iniciou no último dia 18 de junho e só termina no dia 22 deste mês. É mais oportunidade de tempo para os pais e responsáveis pela saúde das crianças procurarem os postos de vacinação.

O Ceará é um dos oito estados brasileiros em que a vacina contra o sarampo foi incluída na  campanha da primeira etapa da vacinação contra a paralisia infantil, pegando carona na força do tradicional personagem do Zé Gotinha. Contra o sarampo o Ceará quer imunizar 791.360 crianças de 1 ano a  menores de 7 anos, uma meta de cobertura vacinal de 95%. Até esta segunda-feira, 11 de agosto, haviam sido imunizadas contra o sarampo 532.534, ou seja, 67,29% da meta.

Além do Ceará, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas e Bahia também anteciparam a campanha de vacinação contra o sarampo. A epidemia de sarampo na Europa, com registros de 6,5 mil casos em 33 países, e o início do verão europeu no mês de julho fizeram o Ministério da Saúde antecipar a vacinação contra o sarampo nesses oito estados, para reduzir o risco de ocorrência de casos importados da doença no Brasil. Para a definição dos oito estados, o Ministério da Saúde utilizou como critérios o maior fluxo de turismo, maior população, que dificulta a realização de operações de bloqueio, e insuficientes coberturas acumuladas da vacina tríplice viral.

O Brasil está livre da circulação autóctone do vírus do sarampo desde o ano 2000 e, da rubéola, desde 2008, mas todos os anos são identificados casos importados de países onde ainda há transmissão do sarampo. Em 2011 foram confirmados 10 casos importados da doença no país e ainda existem cinco casos suspeitos em investigação. No Ceará, o último caso de sarampo confirmado ocorreu em 1999. O sarampo é uma doença viral aguda, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade não vacinadas. A vacina contra o sarampo é a medida preventiva mais eficaz.

12.07.2011

Assessoria de Comunição da Sesa
Selma Oliveira – (soliveira@saude.ce.gov.br 85 3101.5220)