Palácio Abolição: visitas podem ser agendadas através do site do Governo do Estado

13 de julho de 2011 - 14:20

A partir desta quarta-feira (13) o site do Governo do Estado está com um página de agendamento para quem quiser conhecer as instalações do complexo que abriga o Palácio Abolição,  Mausoléu Castelo Branco, Capela e Prédio Anexo. Desde o dia 06 de julho as instalações foram abertas para o público que quer conhecer a história do Palácio e suas novas instalações, após a reforma feita para que o prédio voltasse a abrigar a sede do Executivo Estadual. Para marcar uma visita acesse a página: Agendamento de Visitas.

 

O tour se inicia no Mausoléu Castelo Branco, criado em 1972, dois anos após a inauguração do Palácio da Abolição, em homenagem ao ex-presidente da República, o cearense Humberto Castelo Branco. Os visitantes também conhecem as dependências do prédio anexo, onde funciona a administração do Gabinete do Governador e Casa Civil, a estrutura do Palácio, onde ficam as salas do Gabinete do Governador, do secretário-chefe do Gabinete do Governador e do secretário-chefe da Casa Civil, o Bosque e a Capela.

 

A visita é finalizada na Galeria de Arte, que abriga atualmente a mostra Panorâmica, que reúne obras de artistas cearenses, fazendo um breve histórico das artes visuais do Estado. Os passeios são diários e tem duração de 30 a 40 minutos. Fotos e vídeos não são permitidos durante o trajeto.

 

O Palácio da Abolição começou a ser concebido no fim dos anos 1950. Projetado pelo arquiteto carioca modernista Sergio Bernardes, o Abolição foi inaugurado em 1970. Foi sede do Governo até 1986. No dia 25 de março deste ano, 25 anos depois, voltou a ser sede do Poder Executivo do Ceará. Todas as linhas originais foram restauradas e mantidas.

 

Novo Palácio da Abolição

 

O Palácio da Abolição fica localizado na avenida Barão de Studart, 505, Meireles. Na nova estrutura estão localizados também sala de reunião, cerimonial, galeria de arte, auditório, espaço de eventos e biblioteca. Ao todo, são 7.641,71 metros quadrados do complexo que receberam melhorias nos espaços do Palácio, Anexo, Passarela e Capela. Além disso, o acesso ao Palácio acontece por duas portarias: uma na avenida Barão de Studart – para autoridades – e outra na rua Silva Paulet, 400 – para funcionários e convidados. Também passou por melhorias toda a área externa, que compreende jardins, escadas, rampas e estacionamento.

 

Horários das visitas

 

Manhã
8h30min às 9h30min (reservado para turistas e/ou residentes)
10h30min às 11h30min (reservado para estudantes e/ou residentes)

 

Tarde
14 horas às 15 horas (reservado para estudantes e/ou residentes)
16 horas às 17 horas (reservado para turistas e/ou residentes)
Mais Informações: 85 3466.4981.

 

 

 

13.07.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)