IPECE discute crescimento econômico e redução da pobreza

18 de julho de 2011 - 19:09

“Pobreza e Exclusão Social” é um dos temas que vão ser abordados nesta terça-feira (19), no último dia do 17º Encontro Regional de Economia, que está sendo realizado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em parceria com a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC). O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), representado pelo seu diretor Geral, professor Flávio Ataliba, participa do encontro – que teve início nesta segunda-feira(18) – abordando o tema em questão.

 

A mesa que vai debater “Pobreza e Exclusão Social” vai ser presidida por José Sydrião de Alencar Júnior, diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, e tem como palestrantes Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Flávio Ataliba F. D. Barreto, diretor Geral do (Ipece), e Cláudio da Rocha Roquete, secretário Adjunto da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza (MDS) do Governo Federal.

 

O Encontro, que tem como geral “Crescimento Econômico e Redução da Pobreza” – mesmo tema do Primeiro Painel – objetiva mobilizar a comunidade acadêmica e política em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional. O último Painel vai abordar, na tarde do dia 19, a questão do “Financiamento aos Pequenos Negócios como Estratégia de Desenvolvimento”, que terá o presidente do BNB, Jurandir Santiago, como presidente da mesa dos trabalhos.

 

O professor Flávio Ataliba afirma que a temática do encontro – “Crescimento Econômico e Redução da Pobreza” – é muito apropriada para o momento nacional, pois “talvez, hoje, seja essa agenda de pesquisa uma das mais importantes na área de desenvolvimento econômico e que tem influenciado organismos internacionais e as políticas governamentais em suas mais diferentes esferas”. A pesquisa nessa direção – observa – surgiu com mais intensidade a partir do final de década de 90, por ocasião do lançamento das Metas do Milênio pelas Nações Unidas, das quais a redução da pobreza seria uma das metas principais a serem atingidas.

 

18.07.2011

Assessoria de Imprensa do Ipece

Pádua Martins (padua.martins@ipece.ce.gov.br / 85 3101.3508)