Mais de 100 computadores são entregues aos Hospitais Polos

19 de julho de 2011 - 14:11

Quinze hospitais polos do Ceará vão melhorar o desempenho de suas gestões com a implantação do sistema padronizado de contabilização de custos em desenvolvimento pela Secretaria da Saúde do Estado. Para a implantação do sistema, a Sesa distribuirá nesta quarta-feira (20), às 8h30min, no auditório Waldir Arcoverde, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, aos hospitais polos selecionados 15 kits de informática, compostos de sete computadores, quatro impressoras laser, uma impressora multifuncional, dois estabilizadores e cinco no breaks. O total do investimento é de R$ 397.196,25.

 

O número de hospitais com sistema padronizado de contabilização de custos é um dos 14 indicadores de desempenho previstos na Operação SWAp II – Projeto de Apoio à Inclusão Social e Crescimento Econômico, que o Governo do Ceará mantém com o Banco Mundial (BIRD), com a finalidade de ampliar e consolidar os avanços sociais e a modernização institucional do Estado. O SWAp II é uma modalidade de empréstimo multissetorial e inovador, condicionado a indicadores de desempenho, que contempla os setores de gestão do setor público, educação, saúde, gestão dos recursos hídricos, abastecimento de água e saneamento, e meio empresarial e inovação, além de 10 Programas de Gastos Elegíveis, escolhidos do Plano Plurianual (PPA).

 

A Secretaria da Saúde do Estado financia o funcionamento de 33 hospitais polos nas 22 microrregiões de saúde, com repasse mensal de recursos que superam os R$ 5 milhões. A implantação do sistema de contabilização de custos vai modernizar a gestão de 15 hospitais polos e facilitar o monitoramento e avaliação da aplicação dos recursos pelos gestores municipais, regionais, estaduais e órgãos de fiscalização.

 

Para o diretor de um dos 15 HPs contemplados com a Tecnologia da Informação (TI), José Luis Rocha da Mota, do Hospital e maternidade Jesus Maria José, em Quixadá, “a implantação do sistema de custos é fundamental para trabalharmos de forma correta e diminuirmos nossas despesas”. E acrescenta: “com o mais equilíbrio das despesas, poderemos investir na melhoria dos serviços e tudo vai se refletir em benefício do paciente”, projeta. Com os hospitais polos a Sesa mantém convênio, repassando recursos todos os meses para aumentar a capacidade de assistência à saúde nas diferentes regionais do Estado.

 

Veja a relação dos hospitais que serão contemplados com o kit de informática e a implantação do sistema de custos.

 

Hospital polo

Município

Hospital Nossa Senhora das Graças

Cascavel

Hospital Municipal Dr. Argeu Braga Herbster

Maranguape

Hospital José Pinto do Carmo

Baturité

Hospital Santa Isabel

Aracoiaba

Hospital São Francisco

Canindé

Hospital São Vicente

Itapipoca

Hospital Santa Luísa de Marilac

Aracati

Hospital e Maternidade Jesus Maria José

Quixadá

Hospital e Casa de Saúde de Russas

Russas

Hospital Municipal Dr. Deoclécio Lima Verde

Limoeiro do Norte

Hospital Madalena Nunes

Tianguá

Hospital e Maternidade Dr. Adalberto F. Lima

Tauá

Hospital Murilo Aguiar

Camocim

Hospital Regional de Iguatu

Iguatu

Hospital Geral de Brejo Santo

Brejo Santo

 

 

19.07.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)