BPTur amplia segurança na orla marítima de Fortaleza

22 de julho de 2011

O Batalhão de Policiamento de Turismo (BPTur) ampliou e dinamizou a segurança na orla marítima de Fortaleza para o período de férias em julho. Há o envolvimento de mais de 100 policiais militares do BPTur no policiamento preventivo e ostensivo na avenida Beira-Mar, seja a pé, com uso de patinetes elétricos (segways) e motorizado, além das incursões operacionais de outras Unidade da PMCE, como o RAIO e o BPChoque.

 

Segundo o Comandante do BPTur, Ten Cel PM John Roosevelt de Alencar, o aumento da força policial começou a ser feito já no mês de abril. De acordo com a polícia, só nos últimos quatro meses, o índice de roubos e furtos a pessoas na Avenida Beira-Mar diminuiu 70%. Ao todo, 60 pessoas foram presas, inclusive pela prática do crime de uso e tráfico de drogas e entorpecentes afins.

 

Uma das ações do BPTur para diminuir a mobilidade e o conseqüente poder de ação dos  delinquentes, é a proibição de bicicletas no calçadão, um dos meios que eram utilizados na fuga de pessoas que cometiam roubos e furtos no local. A medida também previne acidentes com pedestres que transitam pelo passeio da avenida. Outra ação adotada foi a implantação dos guardiões da areia, que são policiais militares trajando bermuda e tênis, trabalhando entre a praia e o calçadão, dando melhor apoio aos banhistas e maior autonomia na locomoção do policiamento pela faixa de areia.

 

Contudo, a polícia alerta: apesar do reforço, os cuidados com a própria segurança são fundamentais. “O cidadão nunca pode esquecer de que ele também é responsável pela segurança pública. E ele pode nos ajudar, sendo discreto na condução de objetos de valor, haja vista que o uso de jóias, relógios, correntes de ouro, costuma atrair a atenção de delinquentes, pois, como em toda grande metrópole, você deve evitar certos riscos”, afirma o Ten-Cel PM Alencar. Recomenda, ainda, a adoção dos seguintes procedimentos de segurança:

1 – não manusear grandes quantias de dinheiro, preferindo o uso de cartões de crédito;

2 – não deixar seus pertences sem vigilância;

3 – não fornecer informações pessoais para qualquer pessoa;

4 – não circular por ruas ou praças desertas ou mal iluminadas;

6 – carregar filmadora, máquina fotográfica ou celular de maneira discreta;

7 – pedir informações à recepção do hotel antes de sair, que o ajudará com boas dicas de passeio e restaurante, bem localizados e seguros.

 

22.07.2011

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Henrique Silvestre (ascom@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6517 – 3101.6518 – 8766.0028)