Alunos e professores da rede estadual participam do Festival Música na Ibiapaba

28 de julho de 2011 - 14:40

Um total de 40 estudantes e 10 professores da rede estadual participa até o próximo dia 30 do VIII Festival Música na Ibiapaba, em Viçosa do Ceará, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura. Durante o evento, os participantes terão oportunidade de aprender mais sobre temas como leitura musical e arranjo vocal de música popular, além de conhecer a obra de importantes nomes da música brasileira. As aulas serão ministradas por artistas reconhecidos nacionalmente e com vasta experiência e irão propiciar a integração e a troca de experiências musicais.

Para assegurar a participação dos estudantes, a Secretaria da Educação (Seduc) disponibilizou transporte e alimentação para os alunos que terão alojamentos garantidos pelo Festival. Os professores que acompanham os estudantes terão os mesmos benefícios, além da hospedagem paga pela Seduc.

 

Wanderson Mariano do Nascimento, de 16 anos, é um dos participantes. Aluno do 2º ano do Ensino Médio na Escola Liceu do Conjunto Ceará, em Fortaleza, toca bateria desde os 12 anos. Está inscrito nas oficinas de bateria de nível avançado e casulo de música. Ele não esconde sua alegria em participar do evento. “Minha expectativa é que os jovens e adolescentes que estão aqui deem o máximo de si, para que no futuro venham a ser grandes músicos” – ressalta.

 

O professor Marcelo Kaczan explica que além de acompanhar os alunos da rede estadual na capital, também está no Festival como músico. “Meu intuito é aprender com os melhores professores da região, “respirando” música durante os 10 dias na companhia de mais de 1000 profissionais que participam do evento” – completa.

 

Kaczan participa de quatro oficinas nos turnos manhã e tarde, são elas: contrabaixo onde  aperfeiçoará o seu instrumento; mercado musical que trata de forma geral do grande mercado da música; história da música popular brasileira que faz um grande apanhado da música popular brasileira; e música no ensino fundamental que já apresenta e pensa a prática da Educação Musical na escola.

 

O evento homenageia oito importantes nomes da música brasileira – cearense e de outras partes do Brasil, alguns vivos e outros em memória. São eles: Carlinhos Ferreira, Radegundis Feitosa, Ramos Cotoco, Assis Valente, Evaldo Gouveia,  Mário Lago, João Gilberto e Roberto Carlos.

 

28.07.2011

Assessoria de Imprensa da Seduc: 
Jacqueline Cavalcante – jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972