Hospital de Messejana realiza aula inaugural de doutorado em cardiologia

28 de julho de 2011 - 15:11

A rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado avança na consolidação dos hospitais de ensino com o início do Doutorado em Cardiologia no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). A aula inaugural “Pós-graduação e seu impacto na cardiologia” será ministrada nesta sexta-feira (29), às 15 horas, pelo médico José Antônio Franchini Ramires, professor da Faculdade de Medicina de São Paulo.

Com quatro anos de duração, o doutorado terá 15 alunos, 11 deles profissionais do Hospital de Messejana. É o primeiro curso de doutorado em cardiologia das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. “O HM já é credenciado pelos ministérios da Educação e da Saúde como hospital de ensino e tem uma grande história na formação nas áreas de cardiologia e pneumologia. O doutorado vem para complementar e engrandecer ainda mais a instituição e sua equipe médica”, observa Socorro Martins, diretora geral do HM.

De acordo com Ítalo Martins, coordenador do doutorado, o projeto vem sendo desenvolvido desde julho de 2008 e faz parte de um programa de reestruturação da pesquisa científica da instituição. “O Hospital de Messejana, que já tem know-how na área, terá mais condições para produzir novos conhecimentos na cardiologia”, avalia o coordenador.

O doutorado em cardiologia é promovido pelo Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso será coordenado pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina de São Paulo (Incor). A Universidade Estadual do Ceará (UECE) será a instituição receptora e a Universidade Federal do Ceará (UFC), instituição associada.

Todas as disciplinas serão ministradas no Hospital de Messejana. Os alunos terão aulas dos orientadores de São Paulo e deverão cumprir estágio de nove meses no Incor. Para financiar o curso, o valor total do investimento será de R$ 466.084,96, com contrapartida de mais 29% de cada instituição. A seleção dos alunos foi realizada pelo Incor.

28.07.2011

Assessoria de Comunicação da SESA

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 85. 3101 5221 / 8733 8213)