Intercaju promove cursos no Interior sobre substituição da copa do cajueiro

1 de agosto de 2011 - 14:08

Trairi é o próximo município a receber o treinamento, que integra as atividades do projeto na implantação de tecnologias e no desenvolvimento da cajucultura no Estado. A substituição da copa do cajueiro é uma das soluções utilizadas para tratar a planta que está com baixa produtividade. A técnica rejuvenesce o cajueiro e reduz seu porte, facilitando tratos culturais, fitossanitários e também a colheita.

 

O tema é parte da programação de cursos prevista no projeto Intercaju, que vem apoiando à implantação de ferramentas tecnológicas na produção e comercialização do caju e o estímulo ao desenvolvimento da cajucultura no Estado.

 

O município de Trairi, na região Norte, será a próxima cidade a receber o treinamento. O módulo 1 do curso “Substituição de copa de cajueiro’ abordará a operação e manutenção de motosserra. Nos dias 2 e 3 de agosto, o treinamento será na comunidade Urubu e nos dias 4 e 5 de agosto na comunidade Lagoa do Meio, atendendo aos agricultores do município. Além de mostrar as vantagens da substituição da copa do cajueiro, as técnicas são demonstradas na prática. Para isso, a Secitece adquiriu 10 motosserras utilizadas nos treinamentos do projeto.

Municípios atendidos

 

Já participaram da capacitação os produtores de caju de Amontada (11 e 12/07), Itarema (5 a 8/07), Itapipoca (13 a 16/07), além de Barreira, no mês de junho. Todas estas cidades, mais o município de Tururu, ficam sediadas dentro dos territórios dos Vales do Curu e Aracatiaçu e Maciço de Baturité, público-alvo do projeto. Os municípios possuem a cajucultura como uma das principais atividades econômicas, sejam reunidos em micro e pequenas empresas ou através da agricultura familiar.

 

Além de treinamentos, o projeto prevê toda a infraestrutura para aumento na produtividade e melhoria das condições de trabalho. Neste sentido, está sendo reformado um bloco para o beneficiamento do caju de 103m², localizado no município de Barreira, a 72km de Fortaleza. A obra, no valor de R$ 30.869,98, contempla depósito, espaço para classificação, produção e armazenamento dos produtos.

 

Além disso o bloco de beneficiamento contará com equipamentos como estufa, umidificador/dilatador de película, vaso cozedor, gerador a vapor com aquecimento a gás, conjunto para fritura/centrífuga, máquinas manuais de corte, despeliculador rotativo manual e mesa para salga de castanhas, todos já adquiridos pela Secretaria.

Serviço:

Curso:  “Substituição de copa de cajueiro: módulo I – Operação e manutenção de motosserra”, no município de Trairi

Datas: 2 e 3 de agosto (na comunidade Urubu); 4 e 5 de agosto (na comunidade Lagoa do Meio)

Informações: Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Secitece, no telefone (85) 3101-6457

01.08.2011
Assessoria de Comunicação da Secitece
Simplícia Vianna Sinibaldi (85) 8833.3217 / plicia@a2online.com.br