Ceará é pioneiro no pagamento de impostos via cartão de crédito

2 de agosto de 2011 - 19:48

Os contribuintes do fisco estadual cearense, pessoas físicas ou jurídicas, poderão, a partir de 1º de setembro próximo, pagar os tributos estaduais (IPVA, ITCD e ICMS) por meio de cartão de crédito. Para realizar a operação, o cidadão precisa dispor de cartão com a bandeira da operadora correspondente a um dos cinco bancos credenciados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz): Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Nordeste (BNB).

“O Ceará será o primeiro Estado da Federação a permitir que o contribuinte pague os impostos com cartão de crédito”, anunciou na noite de segunda-feira (1º), o titular da Sefaz, Mauro Benevides Filho, durante palestra sobre a política de Gestão Fiscal do Estado, no Centro Industrial do Ceará (CIC). Ao contrário do que ocorre nas vendas com cartão no comércio, onde há custo para o empresário e o mesmo só recebe o repasse 30 dias após a venda, a transação terá custo zero para o Estado e o repasse da operadora será imediato.

Segundo Mauro Filho, dos cinco bancos previstos para receber o pagamento dos impostos estaduais por meio do cartão, dois – Bradesco e Banco do Brasil – já aderiram a proposta, enquanto os demais estão em fase de negociação com a Sefaz. “Para o contribuinte, não haverá nenhum custo adicional na operação, sendo preciso apenas acessar o site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.ce.gov.br) e realizar o pagamento on line”, explica o Secretário.

02.08.2011

Assessoria de Imprensa da Sefaz

Fernanda Teles (fernanda.teles@sefaz.ce.gov.br / 85 8891.2803)