Cid Gomes é homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito Militar

2 de agosto de 2011 - 21:08

Em solenidade ocorrida na tarde desta terça-feira (02), no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, o governador Cid Gomes foi agraciado com com a mais alta condecoração, em tempos de paz, do Exército Brasileiro: a Medalha da Ordem do Mérito Militar.

O evento foi aberto com o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do Comando da 10ª Região Militar. Seguindo o protocolo, Cid Gomes e o general Geraldo Gomes de Mattos Filho, comandante da 10ª Região Militar, acompanharam a entrada da Bandeira Nacional e em seguida, Cid Gomes recebeu a condecoração das mãos do chefe militar, em alusão aos relevantes serviços prestados ao Estado do Ceará.

A solenidade contou com as presenças do coronel Joel Brasil, secretário chefe da Casa Militar e dos generais Domingos Miguel Antônio Gazzineo e Júlio Lima Verde Campos de Oliveira (antigo comandante da 10ª Região.

A medalha

A Ordem do Mérito Militar é uma condecoração criada para galardoar militares, civis e instituições, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes à nação brasileira, especialmente às forças armadas terrestres. Seu desenho faz referência à antiga Imperial Ordem de São Bento de Avis, também destinada a militares.

Foi criada durante o governo do Presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto-Lei n.° 24660, de 11 de junho de 1934, e cujo regulamento fora posteriormente aprovado por meio do Decreto n.° 48461, de 5 de julho de 1960. Posteriormente, sucessivos decretos alteraram suas disposições, até o atual, emitido em 2000.

O presidente da República é seu grão-mestre, e cuja grã-cruz e colar é sempre transmitida ao sucessor.

 

02.08.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)