Palestras contra depredação de trens serão intensificadas com a volta às aulas

2 de agosto de 2011 - 14:16

Após o retorno das aulas, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor –  vai intensificar as palestras educativas do Projeto Metrô e Cidadania para coibir atos de vandalismos contra os trens urbanos. O principal público são os alunos de escolas localizadas às margens da Linha Oeste, que liga o centro de Fortaleza a Caucaia.

O ouvidor da Companhia, Fernando Mota, explica que a ideia é conscientizar os jovens, principalmente aqueles usuários do sistema de transporte ferroviário, sobre seu papel na preservação dos trens e das estações.  “O Governo do Estado fez um esforço em reformar todos os trens da Linha Oeste. Agora, a população tem que nos ajudar a manter esse equipamento”, apela.

Em junho deste ano, o governador Cid Gomes entregou pessoalmente 31 carros de passageiros e quatro locomotivas totalmente reformados. Os carros ganharam pisos novos, janelas reforçadas, bancos com acentos individuais, melhorias na iluminação e acionamento de portas e ar condicionado. Foram investidos em recursos próprios mais de R$ 12 milhões.

No conjunto de obras de melhoria da Linha Oeste, também foram recuperados 17 quilômetros de via permanente e duplicados outros 2,5 quilômetros, reformadas nove estações e foi realizado o trabalho de sinalização das passagens de nível. Também foi concluído o viaduto rodoviário Visconde de Cauípe, em Caucaia. Todo o projeto teve um investimento total de mais de R$ 124 milhões.

Fernando Mota acrescenta que a segurança dentro dos vagões e nos espaços pertencentes à Companhia também foi reforçada. Atos de vandalismos, pedradas e qualquer tipo de depredação estão sendo coibidos. As palestras educativas também conscientizam sobre a proibição de colocar lixo e entulhos na linha férrea.

No início deste ano, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor – , em parceria com a Prefeitura de Caucaia, retirou cerca de 90 caçambas de lixo entre as estações de Jurema e de Araturi. “Não dá pra fazermos nosso trabalho e a população continuar sujando. Ela tem que colaborar”, diz Fernando Mota.

Além de escolas, as palestras do Projeto Metrô e Cidadania também são realizadas em centros comunitários, igrejas, sindicatos e outras entidades coletivas. Quem tiver interesse em pedir uma visita, pode ligar para os telefones 3101.7105 ou 0800.275.55.558. Também pode ser enviada solicitação pelo email rp@metrofor.ce.gov.br.

 

02.08.2011

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane.lima@metrofor.ce.gov.br / 3101.7183 ou 8724.2147)