Secitece realiza curso sobre Prospecção Tecnológica em parceria com INPI

2 de agosto de 2011 - 17:39

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) realizam nesta quarta-feira (3)  o curso “Prospecção Tecnológica”, no Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Meireles), a partir das 8h30min.

O treinamento é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre a Secitece e o INPI desde 2005. De nível avançado, o curso é destinado aos técnicos e coordenadores de incubadoras e de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) que concluíram o treinamento sobre Propriedade Intelectual, realizado em março. Possui carga horária de 8 horas e vai abordar temas relativos à elaboração de estudos de prospecção tecnológica, com informações extraídas de documentos de patente (pedidos publicados e/ou patentes concedidas).

“Estes estudos são importantes porque ajudam na tomada de decisões gerenciais das empresas e das instituições de pesquisa, bem como  subsidiam a formulação de políticas públicas”, explica Francisco Carvalho, coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece. O curso será ministrado por técnicos do INPI. Dentre os participantes estão técnicos e coordenadores da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (RedeNIT-CE). “A intenção é que eles sejam replicantes dos conhecimentos dentro das suas instituições”, comenta o chefe do escritório de Difusão Regional Nordeste do INPI, Alberto Moreira.

O curso “Prospecção Tecnológica” faz parte do programa da Secitece para Disseminação da Cultura do Uso do Sistema de Propriedade Intelectual no Estado, e apoia diretamente a RedeNIT-CE e a Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC).

02.08.2011

Assessoria de Imprensa da Secitece

Simplícia Vianna Sinibaldi (plicia@a2online.com.br / 85 8833.3217)